5G começa a operar em Belo Horizonte nesta sexta-feira (29)

Capital mineira tem 157 estações habilitadas pelas operadoras para receber o sinal da internet móvel de quinta geração

5G começa a operar em Belo Horizonte nesta sexta-feira (29)

O sinal para internet móvel de quinta geração (5G) estará liberado em Belo Horizonte a partir de sexta-feira (29). O anúncio sobre a ampliação da tecnologia foi feito, na manhã desta quarta-feira (27), durante coletiva da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com a medida, as operadoras TIM, Vivo e Claro podem oferecer o sinal no município.

Além de BH, Porto Alegre e João Pessoa também terão o 5G na mesma data. As demais capitais devem ter a tecnologia disponível até 29 de setembro. Já nas outras cidades brasileiras, o cronograma da agência prevê a implementação gradual até 2029.

Segundo o Vinícius Oliveira Caram Guimarães, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, das 1198 estações de Belo Horizonte que estão aptas para a tecnologia 5G, 157 já foram habilitadas pelas operadoras e podem operar. O número é 63% maior que o mínimo exigido para atender à população da capital.

O 5G permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G). Isso porque a tecnologia utiliza um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais.

Brasília foi a primeira cidade do Brasil a ter a tecnologia disponível e vai servir de piloto para a ampliação no território brasileiro:

Fonte:https://noticias.r7.com/minas-gerais/5g-comeca-a-operar-em-belo-horizonte-nesta-sexta-feira-29-27072022