Cientistas dos EUA desenvolvem vacina infantil bivalente, contra caxumba e Covid

Nova versão de imunizante, que combina antígenos, mostrou-se eficaz até na proteção contra reinfecção pelo coronavírus

Cientistas dos EUA desenvolvem vacina infantil bivalente, contra caxumba e Covid
  • Os cientistas também imunizaram os animais do estudo com uma solução em gotas aplicada diretamente no nariz, opção menos invasiva e que forneceu ótimos resultados.

    O líquido contra o coronavírus proporcionou proteção maior e não apenas induziu anticorpos em todo o sistema, como também ativou aqueles denominados IgA — encontrados nas mucosas que revestem vias respiratórias e trato intestinal, além de saliva e lágrimas.

    “Como a maioria das vacinas injetadas, as vacinas atuais de mRNA e Covid-19 baseadas em adenovírus induzem principalmente anticorpos na corrente sanguínea. Infelizmente, os anticorpos na corrente sanguínea não protegem muito bem o local da mucosa das vias aéreas, que é o ponto inicial da infecção pelo Sars-CoV-2", lamenta o coautor Prosper Boyak.

    Porém, de acordo com Boyak, a imunização intranasal (em gotas) "pode ser a próxima geração da vacina de Covid-19 porque pode induzir IgA robusta, que neutraliza diretamente o Sars-CoV-2 nos tecidos do nariz e das vias aéreas".

    Conclusões

    A pesquisa representou um avanço e uma abertura de possibilidades de imunizações contra a Covid-19.

    O detalhamento da vacina combinada em pessoas já vacinadas contra a Covid-19 ou com uma infecção anterior por caxumba mostrou que houve um retardo dos anticorpos da nova vacina, mas não impediu uma resposta forte e protetora. Sendo assim, ela continua sendo vantajosa. 

    “Essa descoberta sugere que essa candidata [a vacina] pode ser usada não apenas em bebês, mas também em adultos que têm anticorpos contra caxumba”, disse Li.

    Atualmente, no Brasil, a vacina CoronaVac é aprovada para uso em crianças de três a cinco anos, porém o estudo foi iniciado muito antes dessa decisão. A pesquisa não exclui a possibilidade da imunização que já está disponível, mas confere novos dados interessantes. 

    Os cientistas ainda trabalham em maneiras de modificar a vacina tríplice viral com antígenos de múltiplas variantes do coronavírus. 

  •  

    Fonte:https://noticias.r7.com/saude/cientistas-dos-eua-desenvolvem-vacina-infantil-bivalente-contra-caxumba-e-covid-29072022