Embaixada do Brasil na Ucrânia recebe e-mail com ameaça a funcionários

Mensagem enviada em português acusa Brasil de ter posição anti-ucraniana e recomenda que servidores deixem Kiev "enquanto estiverem vivos"

Embaixada do Brasil na Ucrânia recebe e-mail com ameaça a funcionários

O Itamaraty está preocupado e às voltas com uma mensagem, um email, enviado à embaixada brasileira em Kiev, na Ucrânia.

O texto, em português, tem quatro linhas e faz ameaça a funcionários da embaixada em função da posição do governo de Jair Bolsonaro no conflito, que entende, o remetente, ser “anti-ucraniana”.

O email ataca a decisão dos países do Mercosul em vetar a participação do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no encontro de líderes desse bloco da América do Sul, que ocorreu em 21 de julho.

Não houve consenso entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A mensagem classifica essa decisão do Mercosul de “vergonhosa” e atribui ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com sua “posição anti-ucraniana”, o veto a Zelensky.

E ameaça:

“Todos os funcionários da embaixada brasileira (na Ucrânia) são incluídos nas listas de alvos de remoção física. Vocês devem abandonar o território da Ucrânia enquanto estiverem vivos e poderem fazê-lo sem ajuda externa” – diz o texto, que encerra de forma dura:

“Saia da Ucrânia, narcomáfica sulamericana”.

Em entrevista à TV Globo, exibida na semana passada, Zelensky criticou o governo Bolsonaro por sua neutralidade na guerra.

“Não acho que uma pessoa pode ser neutra quando há uma guerra no mundo” – disse o presidente ucraniano à emissora.

“Se alguém capturar sua terra, matar seu povo, estuprar suas mulheres, torturar suas crianças, como posso dizer que sou neutro?” completou

Fonte:https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/embaixada-brasileira-na-ucrania-recebe-email-com-ameaca-a-funcionarios