Felino está oficialmente extinto no país desde 1952; Namíbia cederá oito exemplares ao governo indiano

Felino está oficialmente extinto no país desde 1952; Namíbia cederá oito exemplares ao governo indiano

A Índia anunciou nesta quarta-feira (20) que vai reintroduzir em seu território o guepardo, que está desaparecido do país há mais de 70 anos, graças a um acordo com a Namíbia, que entregará o primeiro grupo de oito felinos no próximo mês. 

A Índia trabalha neste projeto desde 2020, quando o mais alto tribunal do país autorizou a introdução experimental de guepardos africanos em um "local cuidadosamente escolhido". 

O guepardo é uma espécie oficialmente declarada extinta na Índia desde 1952. 

O acordo assinado nesta quarta-feira em Nova Délhi permitirá que os felinos africanos sejam levados para um parque nacional no estado de Madhya Pradesh (centro) no marco do 75º aniversário da independência da Índia, em 15 de agosto. 

"Completar 75 anos gloriosos de independência restaurando a espécie terrestre mais rápida do mundo, o guepardo, para a Índia, vai reacender a dinâmica ecológica da paisagem", tuitou o ministro do Meio Ambiente, Bhupender Yadav.

"A reintrodução do guepardo também melhorará significativamente os meios de subsistência das comunidades locais devido às perspectivas do ecoturismo a longo prazo", acrescentou. 

O guepardo é o único grande carnívoro extinto na Índia, principalmente devido à caça e ao desaparecimento de seu hábitat. O marajá Ramanuj Pratap Singh Deo é considerado o assassino dos três últimos espécimes do país, no fim da década de 1940.

O Parque Nacional Kuno Palpur foi escolhido como novo lar para os felinos devido à abundância de presas e pastagens. 

"O principal objetivo do projeto de reintrodução é estabelecer uma população viável de guepardos na Índia e permitir que desempenhem seu papel de predador no topo da pirâmide alimentar", disse o Ministério do Meio Ambiente em nota. 

A Índia também espera chegar a um acordo com a África do Sul para levar mais guepardos desse país.

Fonte:https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/india-vai-reintroduzir-guepardo-desaparecido-ha-mais-de-70-anos-20072022