Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão em agosto; evento conta com performance maranhense em rota de exibição pelo Brasil

Performance Couraça, de Leônidas Portela, representa a cultura maranhense no Festival Dança em Trânsito em cidades do sudeste do Brasil.

Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão em agosto; evento conta com performance maranhense em rota de exibição pelo Brasil

Entre os dias 12 e 16 de agosto, o Maranhão recebe o Festival Dança em Trânsito, que, pela segunda vez, apresentará espetáculos de companhias nacionais e internacionais em São Luís e também nos municípios de Itapecuru-Mirim e Santo Amaro do Maranhão.

O Dança em Trânsito é um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil que completa, em 2022, 20 anos com uma edição comemorativa que se estende por mais de três meses, percorrendo todas as regiões do país, incluindo uma parada em Paris no mês de setembro.

Este ano, pela primeira vez o festival selecionou um trabalho maranhense para compor sua rota: a performance Couraça, do artista maranhense Leônidas Portela, que traz o Bumba-meu-boi como uma aparição pela cidade com seu couro “bordado”, acompanhado por percussionistas do Bumba-meu-boi da Pindoba, em uma performance carregada de simbolismo sobre as transformações vivenciadas por nossos corpos durante a quarentena.

A performance inaugurou a programação do Dança em Trânsito, em Belo Horizonte, em apresentação aberta ao público no Memorial Vale e na Praça da Liberdade. Na próxima quinta-feira (4), Couraça terá nova apresentação, dessa vez na cidade do Rio de Janeiro, na área externa do Teatro Prudential, que fica no bairro da Glória.

Festival percorre 13 capitais brasileiras

 

De 14 de julho a 23 de outubro, 41 companhias do Brasil, Espanha, Eslovênia, França, Itália, Suíça e Coreia do Sul ocupam palcos e espaços públicos de 13 capitais brasileiras e 18 outras cidades com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas. O 20º Dança em Trânsito é apresentado pelo Instituto Cultural Vale.

Com realização e produção do Espaço Tápias e direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o festival internacional Dança em Trânsito acumula, desde 2002, números superlativos, com cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo uma centena de companhias oriundas de 16 países, vistas por mais de 60 mil pessoas.

Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online – indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão” – e, em 2021, a primeira edição híbrida, com passagem por 25 cidades.

Fonte:https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2022/07/30/festival-danca-em-transito-chega-ao-maranhao-em-agosto-evento-conta-com-performance-maranhense-em-rota-de-exibicao-pelo-brasil.ghtml