Imprensa deve enfrentar a polarização em eleições, aponta especialista

Professor norte-americano Joshua Scacco e o colunista do Metrópoles Igor Gadelha discutem o papel do jornalismo na cobertura eleitoral

Imprensa deve enfrentar a polarização em eleições, aponta especialista

Metrópoles promoveu, em parceria com a Embaixada dos EUA, debate sobre a liberdade de imprensa e a polarização na era digital. A ação, disponível no YouTube, reuniu o professor chefe do Departamento de Comunicação da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, Joshua Scacco (foto de destaque), e o colunista do portal Igor Gadelha.

Com moderação de Larissa Alvarenga, âncora do Boletim Metrópoles 2ª edição, o bate-papo abordou temas como a importância da imprensa junto aos eleitores, o poder do voto no fortalecimento da democracia e o aumento da violência contra os jornalistas em decorrência da polarização política.

“Jornalistas não podem escapar da polarização. Têm que enfrentar isso”, destaca Joshua Scacco. Para ele, a cobertura durante as campanhas têm que focar no eleitor. “São eles que têm o poder do voto. Isso é empoderador”, aponta.

Scacco analisa ainda a desinformação e as fake news: “É preciso ter cuidado com websites que se mascaram como veículos de imprensa legítimos. Na verdade, são veiculadores de desinformação. E os verdadeiros jornalistas têm que responder com conteúdo de qualidade”.

O colunista Igor Gadelha reforçou a importância da qualidade da informação, do jornalismo básico, com apuração, transparência e fontes relevantes. “São formas de mostrar que o jornalismo tradicional é primordial para informar as pessoas”, afirma.

Um dos responsáveis pelo evento, por meio da Embaixada dos Estados Unidos, Tobias Bradford, adido de imprensa do órgão norte-americano, acredita que o encontro pode ajudar a dissipar os efeitos prejudiciais da polarização.

“Espero que este debate nos ajude a pensar profundamente sobre como a mídia pode informar de forma credível, profissional e factual e, ao mesmo tempo, talvez até mesmo ajudar a direcionar os efeitos dessa polarização para um lugar mais saudável”, ressalta Bradford.

As eleições no Brasil e nos EUA foram assuntos abordados

Imagem colorida de Joshua Scacco

O professor chefe do Departamento de Comunicação da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, Joshua ScaccoMatheus Veloso/Metrópoles

Imagem colorida de Igor Gadelha e Joshua Scacco no estúdio do Metrópoles

Debate tratou da liberdade de imprensa e a polarização na era digital

Fonte:https://www.metropoles.com/brasil/imprensa/imprensa-deve-enfrentar-a-polarizacao-em-eleicoes-aponta-especialista