Jovens que jogam videogame frequentemente são mais rápidos e habilidosos para tomar decisões

Estudo descobriu que os jogos eletrônicos alteram o cérebro de forma benéfica e melhoram o desempenho em determinadas tarefas

Jovens que jogam videogame frequentemente são mais rápidos e habilidosos para tomar decisões

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Vantagens estão associadas a um melhor funcionamento em regiões-chave do cérebro
  • Principal autor do estudo creditou ao videogame habilidades adquiridas na infância
  • Resultados mostram que jogar videogame melhora vários subprocessos cerebrais
  • Videogames podem ser um aliado
  • Estudo recente realizado por pesquisadores da Georgia Sate University constatou que jovens que jogam videogame frequentemente demonstram habilidades aprimoradas para tomada de decisão e têm um melhor funcionamento em regiões-chave do cérebro quando comparados a não jogadores.

    "Os videogames são jogados pela esmagadora maioria de nossos jovens por mais de três horas semanais, mas os efeitos benéficos nas habilidades de tomada de decisão e no cérebro não eram exatamente conhecidos", disse o pesquisador Mukesh Dhamala, em comunicado. 

  • E acrescentou: "Nosso trabalho fornece algumas respostas sobre isso. Jogar videogame pode efetivamente ser usado para treinamento – por exemplo, de eficiência na tomada de decisão e intervenções terapêuticas –, uma vez que as redes cerebrais relevantes sejam identificadas".

O estudo também mostrou que não houve diferença entre velocidade e precisão de resposta – os jogadores foram melhores em ambas as características.

“Essas descobertas começam a esclarecer como o jogo de videogame altera o cérebro para melhorar o desempenho da tarefa e suas possíveis implicações para aumentar a atividade específica da tarefa”, afirmaram os autores. 

Os resultados sugerem que os videogames podem ser um aliado para aprendizagem e utilizados como treino para a tomada de decisão perceptiva – etapa em que as informações são processadas para guiar a escolha.

Fonte:https://noticias.r7.com/saude/jovens-que-jogam-videogame-frequentemente-sao-mais-rapidos-e-habilidosos-para-tomar-decisoes-19072022#/foto/4