OMS alerta sobre nova onda de Covid na Europa e diz que situação é similar à de 2021

Organização destacou que continente tem mais de 3 mil mortes por semana e estações mais frias podem aumentar número de casos e óbitos

OMS alerta sobre nova onda de Covid na Europa e diz que situação é similar à de 2021

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta terça-feira (19) sobre uma nova onda de Covid na Europa, que vive uma situação semelhante à do verão de 2021 no hemisfério norte, com quase 3 mil mortes por semana pela doença, e pediu que os governos se preparem para o desafio do próximo outono e inverno.

"Agora está perfeitamente claro que estamos em uma situação semelhante à do verão passado", disse o diretor do escritório regional da OMS na Europa, Hans Henri P. Kluge, em comunicado no qual ressaltou que a diferença, desta vez, é que a variante Ômicron prevalece.

"Com o aumento dos casos, estamos vendo também um aumento das hospitalizações, que só vai aumentar nos meses de outono e inverno, quando as escolas reabrem, as pessoas voltam das férias e a interação social se move dentro de casa com a chegada do tempo frio", acrescentou.

Essa perspectiva, de acordo com ele, é um "enorme desafio para os trabalhadores da saúde em todos os países, já sob enorme pressão de lidar com crises recorrentes desde 2020".

"Considere a situação atual: a região europeia viu um triplo de novos casos de Covid-19 nas últimas seis semanas, com quase 3 milhões a mais na semana passada, o que é quase metade de todos os casos no mundo inteiro", advertiu.

"Enquanto as taxas de hospitalização da Covid-19 duplicaram no mesmo período, as admissões na UTI permaneceram relativamente baixas. Entretanto, como as taxas de infecção continuam a aumentar nos grupos etários mais velhos, a Europa continua a ter cerca de 3 mil mortes por Covid-19 a cada semana", ressaltou.

A estratégia recomendada pela OMS envolve aumentar a taxa de vacinação, administrar uma segunda dose de reforço a pessoas com mais de cinco anos de idade cuja imunidade esteja comprometida, bem como seu ambiente, e considerar uma segunda dose de reforço para certos grupos de risco, pelo menos três meses após sua última dose.

A OMS lembra que o uso de máscaras faciais dentro de casa e no transporte público deve ser promovido, espaços públicos lotados devem ser ventilados, e protocolos de tratamento rigorosos devem ser implementados para aqueles em risco de doenças graves.

A organizção também exigiu a "priorização" de medidas de rastreamento de contatos e quarentena para ambientes de alto risco, conforme recomendado para todo o mundo, e a promoção de medidas de proteção individual (uso de máscaras, ventilação, lavagem de mãos e vacinação).

Fonte:https://noticias.r7.com/saude/oms-alerta-sobre-nova-onda-de-covid-na-europa-e-diz-que-situacao-e-similar-a-de-2021-19072022