TSE conclui fabricação de 225 mil urnas para as eleições

Tribunal promete mais velocidade e modernidade, enquanto transparência do sistema segue em debate com o governo federal

TSE conclui fabricação de 225 mil urnas para as eleições

Alvo de impasse entre o governo federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas eletrônicas estão prontas para as eleições deste ano. A corte informou que concluiu o processo de fabricação de 225 mil unidades, que vão ser usadas no pleito de outubro.

O processo de fabricação foi encerrado na última sexta-feira 22, com a maior produção da história das máquinas, segundo o TSE. O modelo UE2020, produzido pela empresa Positivo Tecnologia, corresponde a 21,6% de todas as 1.042.118 urnas fabricadas desde 1996 até hoje.

A Positivo Tecnologia venceu a licitação para a produção de novas urnas eletrônicas em julho de 2020. Desde então, o TSE informa que monitorou a produção e a testagem dos modelos, em Manaus (AM) e Ilhéus (BA).

Segundo o TSE, as urnas modelo UE2020 possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. A Corte eleitoral ainda argumenta que o teclado foi aprimorado e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.

O terminal do mesário também passou por uma atualização, aposentando o teclado físico e adotando uma tela sensível ao toque. O TSE promete que, enquanto uma pessoa vota, outra vai poder ser identificada, em iniciativa que pretende diminuir eventuais filas.

Segurança e transparência

As urnas eletrônicas têm sido motivo de tensão pública entre o Poder Executivo e o TSE. O governo entende que não teve atendidas as solicitações para garantia da segurança do processo eleitoral, por meio das sugestões elaboradas pelas Forças Armadas.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu embaixadores estrangeiros para uma apresentação em Brasília, quando expôs preocupações a respeito da transparência das eleições e da segurança técnica das urnas eletrônicas. Na oportunidade, o chefe do Executivo citou episódios ocorridos em pleitos recentes.

A iniciativa do governo gerou uma reação de forças da sociedade. Na última terça 26, um manifesto em nome da democracia e de apoio ao sistema eleitoral reuniu banqueiros, procuradores que trabalharam na Lava Jato, além de petistas e tucanos célebres e ex-ministros de FHC, Lula, Dilma e Temer.

O TSE tem uma nova reunião de trabalho com as Forças Armadas e outros entes em 1º de agosto, para discussão do processo eleitoral deste ano.

Fonte:https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/tse-conclui-fabricacao-de-225-mil-urnas-para-as-eleicoes/