Veja 2 frutas ricas em proteína para você colocar na sua dieta

Existem algumas frutas que conferem boas quantidades de proteína por porção.

Veja 2 frutas ricas em proteína para você colocar na sua dieta

A proteína sustenta o corpo de inúmeras maneiras e é um importante macronutriente. Uma dieta rica em proteínas pode acelerar o metabolismo, reduzir o apetite e promover o ganho de massa magra, entre inúmeros outros benefícios. No entanto, não é necessário adotar uma dieta repleta de carne e laticínios para aumentar a ingestão de proteínas. Embora não sejam alimentos proteicos, existem frutas ricas nesse nutriente.

Confira agora mais informações!

Alternativa das proteínas animais

Embora produtos de origem animal, como carne, leite e ovos, forneçam proteínas completas e aminoácidos essenciais, algumas pesquisas mostram que o consumo de carne vermelha pode causar doenças cardíacas e, consequentemente, diminuir a longevidade.

Assim, quando adicionamos frutas mais proteicas a uma dieta, além de fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres e prevenir várias doenças, também incluímos mais fibras, vitaminas e minerais em nosso organismo.

Tal como acontece com outros nutrientes, diferentes tipos de frutas podem ter mais ou menos proteínas. Portanto, algumas são realmente mais ricas em proteínas do que outras. As frutas listadas abaixo se destacam pelo seu alto valor de proteínas.

Lista de frutas com bom teor de proteína

  • Damascos secos;
  • Uva passas;
  • Goiaba;
  • Tâmara;
  • Ameixa seca;
  • Abacate;
  • Laranja.

No entanto, adicionar proteína através das frutas não significa comer qualquer uma. Por exemplo, existem duas frutas nutritivas e deliciosas que carregam boas quantidades de proteínas.

Duas frutas com boas quantidades de proteína

  • Abacate

Muitos não gostam dessa fruta, mas os abacates contêm 2 gramas de proteína por porção (100 gramas). Essa fruta é considerada um superalimento e se destaca pelo alto teor de gorduras saudáveis (as monoinsaturadas), que são benéficas na redução de processos inflamatórios.

Além disso, os abacates são ricos em antioxidantes como caroteno e tocoferóis, vitaminas B, E e K e potássio. Eles também são uma boa fonte de fibra, o que pode reduzir condições adversas de saúde, como diabetes, obesidade e doenças do coração.

  • Goiaba

Pode-se dizer que há 2,55 gramas de proteína em uma porção de 100 gramas de goiaba. Além de fornecer uma boa quantidade desse macronutriente, essa fruta possui outras qualidades que devem ser mencionadas aqui.

A goiaba contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que protege as células do nosso corpo. Também ajuda a estimular o sistema imunológico, pois é rico em vitamina C. Além disso é uma boa fonte de fibras, o que aumenta a saciedade e contribui para o emagrecimento.

Fonte:https://escolaeducacao.com.br/frutas-ricas-em-proteina-para-incluir-na-sua-dieta/