Imagem de boto 'sorrindo' na Amazônia vence concurso mundial de fotografia
Registro foi feito pela norte-americana Kat Zhou.
A foto de um boto-cor-de-rosa na Amazônia ficou em primeiro lugar no "Underwater Photographer of the Year 2023", premiação que destaca os melhores fotógrafos subaquáticos do mundo. A cena foi capturada pela fotógrafa norte-americana Kat Zhou e batizada de 'Boto encantado'.
A imagem foi registrada durante o entardecer - o rio e a cidade brasileira não foram informados. O boto-cor-de-rosa aparece com parte do bico para fora da água e praticamente 'sorri' para o clique.
"Esse golfinho me deu uma pose e um sorriso perfeitos", celebrou Kat Zhou.
A dona da imagem ressaltou que a espécie está ameaçada de extinção e lembrou da famosa lenda do folclore brasileiro, que fala que o animal se transforma à noite em um homem bonito e conquistador.
"Embora os habitantes locais geralmente reverenciem esses golfinhos como criaturas lendárias com poderes mágicos, se continuarmos no atual caminho de destruição ambiental na Amazônia, temo que eles realmente se tornem nada mais do que seres míticos", disse a fotógrafa.
A foto do boto-cor-de-rosa brasileiro venceu mais de 6 mil imagens enviadas de 72 países e foi considerada pelos juízes como a melhor foto que já viram da espécie.
Outros vencedores
A triste imagem de uma baleia jubarte morrendo lentamente, com o rabo enredado em cordas e uma boia, venceu a categoria "Conservação Marinha", da Save Our Seas Foundation.
“Tirar esta fotografia foi o momento mais triste que já experimentei no oceano”, disse o fotógrafo espanhol Alvaro Herrero. “Mas estou, pelo menos, feliz por poder capturar este momento e agora poder compartilhá-lo com o mundo e, com sorte, conduzir algumas mudanças reais", afirmou.
'Desesperado': imagem de baleia jubarte morrendo lentamente venceu categoria de Conservação Marinha — Foto: UPY2023/Alvaro Herrero
As detalhadas e exuberantes narinas na tromba de um elefante dentro da água foi o vencedor na categoria "Retrato". O registro é do fotógrafo Suliman Alatiqi, do Kuwait.
Narinas na tromba de elefante em destaque na foto vencedora da categoria Retrato do UPY 2023 — Foto: UPY2023/Suliman Alatiqi
Um cardume de peixes embrionários ainda presos ao fundo do mar e às bolsas de ovos foi a vencedora da categoria "Macro". A foto é de Shane Gross, do Canadá.
Cardume de peixes embrionários vencedor da categoria Macro do UPY2023 — Foto: UPY2023/Shane Gross
Já um casal de polvos em um ritual de acasalamento ficou em primeiro lugar na categoria Comportamento da premiação. A imagem, feita em Bali, foi batizada de 'Faça amor não faça guerra' pelo fotógrafo Yury Ivanov, da Indonésia.
Outras fotos vencedoras podem ser conferidas aqui.
Casal de polvos acasalando foi vencedora na categoria comportamento no UPY2023 — Foto: UPY2023/Yury Ivanov
Fonte https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/02/17/imagem-de-boto-sorrindo-na-amazonia-vence-concurso-mundial-de-fotografia.ghtml