Obesidade: questão de saúde e respeito
A Rede D’Or convidou a influencer Kate Viana, do Instagram @comovaigordinha, para avaliar seus hospitais e criou Núcleos de Tratamento à Obesidade e Doenças Metabólicas
Oferecer o melhor cuidado a todos é um dos objetivos da Rede D’Or, maior empresa de saúde da América Latina. Como parte desse compromisso, o grupo criou uma iniciativa para avaliar seus serviços a partir do olhar das pessoas com obesidade, que representam aproximadamente 20% da população brasileira: o Lugar de Fala.
O projeto começou em 2021 e convidou a influenciadora Kate Viana, do Instagram @comovaigordinha, para visitar hospitais da Rede D´Or no Rio de Janeiro e avaliar toda a experiência do paciente obeso nessas unidades.
As visitas renderam uma série de vídeos e um relatório mostrando pontos positivos e de melhorias. Depois de um ano, Kate voltou aos hospitais para mostrar o que fizeram de lá para cá.
Kate Viana, do Instagram @comovaigordinha, é a apresentadora do Lugar de Fala.
ARQUIVO PESSOAL
“A importância desse projeto está no acolhimento e acessibilidade ao corpo gordo. É muito ruim quando vamos ao hospital, normalmente já debilitados, e ainda temos que passar por situações constrangedoras, como roupões apertados e assentos desconfortáveis. Então surgiu o Lugar de Fala, uma ideia para proporcionar conforto e acolhimento aos pacientes obesos”, explica ela.
Todos os episódios da série Lugar de Fala estão disponíveis no canal da Rede D’Or no Youtube.
No Quinta D´Or, Norte D´Or e Niterói D´Or, por exemplo, Kate fez ponderações que foram prontamente atendidas pela administração: poltronas sinalizadas para obesos e camisolas e macas maiores.
“A Rede D´Or já era excelente nesse tipo de atendimento e, agora, com os ajustes feitos com o projeto, ficou fantástica. Quando voltei aos hospitais da Rede, me senti muito mais acolhida e feliz”, comemora Kate.
Núcleos de Tratamento de Obesidade e Doenças Metabólicas
O projeto Lugar de Fala é só uma das iniciativas da Rede D’Or voltadas para entender e atender as necessidades da pessoa com obesidade. Em hospitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, os pacientes contam com Núcleos de Tratamento de Obesidade e Doenças Metabólicas.
Disponíveis nos hospitais Niterói D’Or, Copa D’Or e Glória D’Or (Rio de Janeiro), São Luiz Morumbi (São Paulo), São Luiz Osasco, Hospital Brasil e Hospital Brasil Mauá (Grande São Paulo), os Núcleos especializados da Rede D´Or disponibilizam um time multidisciplinar com profissionais experientes e especializados em diferentes áreas, como Clínica Geral, Cardiologia, Nutrologia, Endocrinologia, Psicologia e outras.
Dessa forma é possível proporcionar um atendimento exemplar para casos de obesidade e doenças metabólicas, como síndrome metabólica, diabetes, colesterol alto, hipertensão, disfunções hormonais, entre outros.
Além de orientação nutricional e prática de atividades físicas, o time de especialistas da Rede D’Or define a melhor estratégia terapêutica, que pode variar entre tratamento clínico com administração de medicamentos, procedimentos não-invasivos ou tratamentos cirúrgicos, como cirurgia bariátrica, gastroplastia endoscópica ou Bypass Gástrico – a técnica bariátrica mais praticada no Brasil.
Neste centro, o paciente é acompanhado do início ao fim de seu tratamento, com todo o cuidado e respeito que merece.
Obesidade no Brasil e no mundo
Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2025 teremos 2,3 bilhões de adultos acima do peso ideal, sendo 700 milhões obesos.
O acúmulo de gordura no corpo humano pode acontecer por diversos motivos, como causas genéticas, problemas endócrinos ou emocionais, dieta hiperenergética e sedentarismo.
A obesidade resulta em complicações como diabetes, pressão alta, apneia do sono, aterosclerose, trombose, varizes, distúrbios no ciclo menstrual e problemas cardiovasculares. Por conta disso, a obesidade não deve ser ignorada: é necessário que o paciente conte com atendimento médico especializado para ter mais qualidade de vida.
Para isso, a melhor iniciativa é conhecer os serviços da Rede D´Or!
Fonte https://noticias.r7.com/saude/rede-dor/obesidade-questao-de-saude-e-respeito-08052023