Brasil terá salto de competitividade com reforma tributária, diz CNI

Brasil terá salto de competitividade com reforma tributária, diz CNI

O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, comemorou nesta quinta-feira (9) a aprovação da PEC (Proposta de Emenda a Constituição) que trata da reforma tributária pelo Senado Federal.

Ele avalia que o texto, devolvido à Câmara dos Deputados após alternações, deixa o Brasil mais perto de ter um sistema tributário moderno, eficiente e mais transparente, o que favorece o empreendedorismo, o investimento e o comércio exterior

 

"O setor produtivo passará a conviver com um sistema tributário mais eficiente, baseado em um IVA de boa qualidade, com reflexos positivos sobre investimento, crescimento econômico, geração de emprego e renda. Ganha quem produz e quem consome”, avalia Alban.

 

• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto

 

Quando entrar em vigor, o novo modelo vai eliminar várias distorções da atual tributação sobre o consumo. ICMS, PIS/Cofins, IPI e ISS serão substituídos por outros dois: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), dos estados e municípios, e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços, da União.

Para Alban, a proposta aprovada no Senado é resultado de um extenso debate e do esforço para se acomodar diferentes demandas. "Acreditamos que foi a reforma possível do ponto de vista político, mas podemos dizer que, sem dúvidas, é uma vitória para toda sociedade", comemora o presidente da CNI.

Fonte https://noticias.r7.com/economia/brasil-tera-salto-de-competitividade-com-reforma-tributaria-diz-cni-09112023