Ipec Ceará: Elmano (30%) e Capitão Wagner (29%) têm disputa acirrada

Dados do instituto divulgados nesta quinta (22) apontam empate técnico entre Elmano de Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil)

Ipec Ceará: Elmano (30%) e Capitão Wagner (29%) têm disputa acirrada

Pesquisa do Ipec, antigo Ibope, realizada no Ceará e divulgada nesta quinta-feira (22/9), mostra os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) na liderança da disputa. Os dois estão tecnicamente empatados, com 30% e 29%, respectivamente, dentro da margem de erro do instituto, de 3 pontos percentuais.

Em terceiro lugar está o candidato Roberto Cláudio (PDT), que aparece com 22% das intenções de voto. Os dados fazem parte do cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados aos entrevistados.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Os três na liderança são seguidos por Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU), ambos com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 9%, e os que não sabem ou preferiram não respondem somam 8% dos entrevistados.

Em comparação com a última sondagem do instituto no estado, Freitas subiu oito pontos percentuais, saindo de 22% para 29%. Capitão Wagner, que perdeu a liderança, foi de 35% para 19%; e Claudio oscilou dentro da margem de erro, de 21% para 22%.

Espontânea

No cenário espontâneo, em que o pesquisador não diz uma lista de candidatos ao entrevistado, Elmano de Freitas (PT) tem 24%. Ele é seguido por Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT), com 20% e 13%, respectivamente.

Chico Malta (PCB) somou 1% das intenções. Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) não pontuaram. Outros nomes não atingiram 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 7%. 34% disseram não saber ou preferiram não opinar.

O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-02694/2022. O nível de confiança estimado é de 95%. Ao todo, foram ouvidos 1.200 eleitores, de forma presencial, de 56 municípios cearenses.

Fonte https://www.metropoles.com/brasil/eleicoes-2022/ipec-ceara-elmano-30-e-capitao-wagner-29-tem-disputa-acirrada