Não consegue evoluir na academia? A culpa pode ser do cortisol

Esteroide liberado pelo organismo em situações de estresse pode comprometer o emagrecimento e o ganho de massa muscular

Não consegue evoluir na academia? A culpa pode ser do cortisol

cortisol é um hormônio produzido pelo organismo para deixar seu corpo em estado de alerta durante situações desafiadoras. No entanto, quando seus níveis passam do limite desejado, ele pode provocar inúmeros prejuízos para a saúde e o bem-estar.

“Também chamado de ‘hormônio do estresse’, o cortisol prepara o nosso corpo para situações de muita tensão, seja para enfrentar o perigo ou para fugir dele. Este esteroide está diretamente ligado a várias atividades regulatórias de diferentes sistemas. Com ele, vem junto efeitos importantes na regulação do nosso organismo e, por isso, é necessário que ele esteja em equilíbrio”, explica a médica endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) Gabriela Iervolino.

Sabe aquele momento em que você se vê realizando tudo que é necessário para evoluir o condicionamento físico e, mesmo assim, não sai do lugar? Treina todos os dias e não erra na dieta, mas não consegue progredir rumo aos objetivos fitness. O grande vilão dessa história pode ser, justamente, o cortisol.

“Caso [o cortisol] esteja muito baixo, por exemplo, ele impactará negativamente no corpo, causando perda de peso, fadiga e anemia. Por outro lado, o nível alto de cortisol também é extremamente prejudicial, principalmente para quem está tentando emagrecer”, diz a médica.

Segundo Gabriela, os níveis desregulados de cortisol podem atrapalhar o desenvolvimento do condicionamento físico e prejudicar a saúde do indivíduo, causando sintomas como o aumento da fome, instabilidade da glicemia e aumento da pressão arterial.

Fonte:https://www.metropoles.com/saude/nao-consegue-evoluir-na-academia-a-culpa-pode-ser-do-cortisol