Animais silvestres nas áreas urbanas surpreendem moradores de Rondônia

Especialistas dizem que fatores provocados pelo homem, como o desmatamento e as queimadas, forçam as espécies a procurar um novo habitat.

Animais silvestres nas áreas urbanas surpreendem moradores de Rondônia

Moradores de Rondônia têm sido surpreendidos por diferentes animais silvestres nas áreas urbanas. Capivaras, tamanduás e jacarés aparecem em grandes avenidas da capital Porto Velho.

Apesar do estado estar no meio da Amazônia, os especialistas afirmam que o aparecimento destes bichos em cidades não é comum. Alguns fatores provocados pelo homem, como o desmatamento e as queimadas forçam os animais a procurar um novo habitat.

 

 

Tamanduá resgatado em Porto Velho, Rondônia. — Foto: Reprodução/TV Globo

 

 

 

“Há uma substituição natural dessas espécies que acabam procurando outros locais para residir e procurar alimento", explica o biólogo Raul Pommer.

 

Jacaré foi encontrado no portão de uma casa na cidade. — Foto: Reprodução/TV Globo

Jacaré foi encontrado no portão de uma casa na cidade. — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Militar Ambiental diz que em quatro anos mais de 1,3 mil animais silvestres foram resgatados em Rondônia. Já o Corpo de Bombeiros resgatou quase dois mil nos últimos dois anos.

 

“O correto é chamar os órgãos competentes, principalmente se o animal estiver em perigo ou ele oferecer perigo para as pessoas. Tem os bombeiros, o IBAMA e a polícia ambiental também”, diz Pommer.

fonte https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/01/23/animais-silvestres-nas-areas-urbanas-surpreendem-moradores-de-rondonia.ghtml