Clientes enfrentam fila de 300 mil pessoas para ver dinheiro esquecido

Brasileiros podem acessar site do Banco Central para checar têm dinheiro esquecido em contas bancárias, mas acesso está congestionado

Clientes enfrentam fila de 300 mil pessoas para ver dinheiro esquecido

O brasileiro que consulta o eventual dinheiro esquecido em contas bancárias no site do Banco Central esbarra em uma fila ocasionada pela quantidade de acessos. Por volta das 10h50, cerca de 300 mil pessoas esperavam pela informação.

“Estamos com uma grande fila para acessar o SRV e sabemos que seu tempo é importante!”, diz uma mensagem na tela do site do Sistema de Valores a Receber (SRV). “Retorne em outro momento, pois já há um número muito grande de pessoas aguardando agora”, finaliza o recado

 

 

O Banco Central abriu o site para consulta às 10h desta terça-feira (7/3), que permite que o cliente peça de volta o dinheiro esquecido. Após solicitar a devolução, o dinheiro será depositado em conta em, até, 12 dias úteis – via Pix ou instituição.

Segundo o BC, ainda há R$ 6 bilhões disponíveis para resgate. No total, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas (empresas) têm algo a receber na nova fase do programa.

Como fazer o pedido

  • Primeiro, acesse o site do Sistema de Valores a Receber (SRV) (clique aqui) no período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido, é possível voltar ao sistema na repescagem.
  • Em seguida, faça login na conta Gov.br (nível prata ou ouro). Caso não tenha conta em alguns dos dois níveis, adiante o cadastro ou aumente o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
  • Leia e aceite o termo de responsabilidade.
  • Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber.
  • Escolha a opção que prefere, entre as indicadas pelo sistema: “Solicitar por aqui”, para devolução do valor via Pix, em até 12 dias úteis; ou “Solicitar via instituição”, voltado para usuários que não têm Pix.

Dinheiro a receber

O BC esclarece que os valores esquecidos são referentes a:

  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  • Tarifas cobradas indevidamente;
  • Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
  • Contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas e com saldo disponível;

  • Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;

  • Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Nesta etapa, o sistema também distribuirá valores depositados em contas cujos titulares já faleceram. Para receber os recursos, será necessário ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

Segundo o BC, estes são os perfis dos brasileiros que teriam algum valor a receber:

• 23,58 milhões de clientes têm direito a receber até R$ 10;
• 7,94 milhões têm entre R$ 10,01 e R$ 100;
• 2,86 milhões têm entre R$ 100,01 e R$ 1 mil;
• 476,5 mil têm acima de R$ 1 mil.

Cuidado com golpes

A autoridade monetária alerta para o aumento no número de sites falsos criados por golpistas para roubar dados ou ter acesso a contas bancárias de vítimas.

Veja as orientações dadas pelo Banco Central:

  • O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o do Banco Central (link aqui).
  • Todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • Somente a instituição financeira que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar você, e ela NUNCA vai pedir sua senha.
  • NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

Fonte https://www.metropoles.com/brasil/clientes-enfrentam-fila-virtual-e-nao-conseguem-ver-dinheiro-esquecido