Com palestra de especialistas, UCP encerrou Outubro Rosa em Pedro Juan Caballero

Com palestra de especialistas, UCP encerrou Outubro Rosa em Pedro Juan Caballero

Como acontece todos os anos, a Universidade Central do Paraguai (UCP) está realizando inúmeras atividades alusivas ao Outubro Rosa de conscientização, prevenção e combate do Câncer. Profissionais de saúde e acadêmicos da instituição participam de palestras e atendimentos voltados para a doença que acomete milhares de mulheres em todo o mundo todos os anos e se o diagnóstico não for feito de forma precoce pode levar a morte ou mutilação das pacientes.
Um dos parceiros da UCP é a Liga Universitária de Ginecologia e Obstetrícia que realizou atividades abordando o tema. Estudantes de Medicina e mulheres da comunidade fronteiriça foram informados das formas de prevenção e os cuidados preventivos necessários para que elas mesmas observem as mudanças, principalmente nas mamas e em partes sensíveis do corpo que podem sinalizar algum indício da doença.
Durante a palestra de encerramento foram exibidos depoimentos de pacientes em tratamento e as especialistas falaram do dia a dia do tratamento em todas as fases da doença. “Podemos chegar a até 90 por cento de chance de cura se houver um diagnóstico precoce e um tratamento correto”, disse uma das oncologistas.