Entenda a síndrome rara que acomete a mulher do cantor Frank Aguiar

Entenda a síndrome rara que acomete a mulher do cantor Frank Aguiar

A mulher do cantor Frank Aguiar, Caroline Aguiar, revelou nesta semana, em seu Instagram, que sofre da síndrome de Stevens-Johnson

Em entrevista anterior ao R7, a alergista Ariana Yang, do IAC (Instituto de Alergia Campinas), explica que se trata de uma reação alérgica grave e rara.

"Reações graves, como a síndrome de Stevens-Johnson, geralmente causada por remédios, podem gerar descamação, bolhas e até necrose dos tecidos corporais, com taxa de mortalidade de 40%. Para ter um bom prognóstico, essa alergia precisa ser tratada em até 48 horas, a fim de aumentar as chances de sobrevida." 

O Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento informa que os sintomas do quadro incluem descamação da pele (cerca de 10% do corpo), febre, dores pelo corpo, erupções avermelhadas, bolhas e feridas nas mucosas.

Eventualmente, as bolhas podem afetar os tratos digestivo e urinário e as vias respiratórias.

 

De acordo com o Manual MSD, quando a síndrome é causada por medicamentos, os sintomas costumam aparecer dentro de três semanas a partir do início do tratamento.

O quadro pode ocorrer em qualquer idade, e há risco elevado de surgimento entre pacientes que tenham o sistema imunológico enfraquecido por outras doenças, como o lúpus e infecções por HIV.

O diagnóstico pode ser clínico e, para a confirmação, os médicos podem solicitar uma amostra da pele para biópsia. 

 

Ariana alega que, em casos como esse, o paciente deve ficar internado e afastado da causa da reação e permanecer com suporte hospitalar, com medicações sintomáticas, soro e corticoides. No entanto, a doença pode ser fatal, com uma taxa de letalidade de 5%.

 

Fonte https://noticias.r7.com/saude/sindrome-mulher-frank-aguiar-07072023