Filhote de tigre branco é resgatado de cativeiro e vai para santuário

Filhote de tigre branco é resgatado de cativeiro e vai para santuário

No último dia 26 de julho, uma ONG (organização não governamental) e o Ministério do Meio Ambiente Tcheco, encontraram um filhote de tigre branco que vivia em cativeiro na Alemanha e foi resgatado para um santuário de animais.

Segundo os profissionais do Ministério a situação só foi descoberta depois que o antigo tutor do animal compartilhou imagens nas redes sociais. Os profissionais da ONG Four Paws, responsável pelo resgate, acreditam o tigre é vítima de tráfico animal no país.

Batizada de Charlota, a filhote tem aproximadamente um ano e está sendo muito bem cuidada no Santuário de Animais Selvagens Tierart, na Alemanha.

 

Resgate

Diante das imagens de Charlota nas redes sociais, de fotos e vídeos compartilhados, os agentes começaram uma investigação que levou até o cativeiro do animal. Sem a autorização necessária, o tutor vai responder criminalmente.

O filhote de tigre branco não aparentava estar mal cuidado, mas vivia em um cativeiro, já que de acordo com a lei, para ter a espécie em casa, é preciso um registro na Autoridade de Gestão Regional.

Os agentes então seguiram todo o procedimento previsto na legislação e resgataram o bichinho. A linha de investigação agora é entender como o tutor conseguiu um animal deste tipo.

Zoológico provisório

Desde então, Charlota estava vivendo em um zoológico provisório no país, até que dia 26 foi enviada para o Santuário na Alemanha.

A transferência do animal foi em conjunto com a Four Paws e o Governo Tcheca, e se deu via transporte rodoviário.

Nova casa

O Santuário para onde o tigre branco foi transferido, é um dos melhores do país e a ONG Four Paws é muito reconhecida no tratamento a esses felinos.

Lá, estão abrigados vários bichinhos como raposas, texugos, gatos selvagens, lebres e até ouriços.

“Estamos muito satisfeitos que Charlota tenha chegado em segurança à sua casa nova na Alemanha, onde agora receberá todos os cuidados de que precisa e crescerá em um ambiente que estima o comportamento natural dos tigres”, disse Josef Pfabigan, presidente da ONG.

A missão agora é continuar ajudando o governo tcheco a continuar o resgate de outros animais na mesma situação.

“Animais selvagens não pertencem a quintais ou casas particulares. A exploração cruel de grandes felinos deve finalmente terminar agora”, explicou Josef.

Leia mais notícia boa

Comércio de tigres

Em 2018, a República Tchceca foi identifica como o centro de comércio ilegal de tigres, revelando inúmeras transações entre comerciantes do país e traficantes vietnamitas.

Desde então, a Four Paws trabalha incessantemente com as autoridades locais para inibir essas ações, dando uma vida digna para os animais selvagens.

“Em 2018 adotamos medidas domésticas mais rígidas que limitam o comércio e a manutenção de tigres na República Tcheca. Essas medidas, aliadas ao enorme esforço demonstro pelos órgãos de segurança, levaram a diminuição desse domércio ilegal, mas há muito a ser feito”, disse o ministro do Meio Ambiente, Petr Hladík (KDU-CSL).

Os tigres brancos são bem cobiçados no mercado ilegal devido a suas cores exóticas. Na natureza, o pelo branco é causado por uma rara mutação, que requer que ambos os pais do filhote o carreguem.

Criadores do mercado ilegal propositalmente cruzam animais portadores do gene mutante para aumentar o valor de venda dos bichinhos. Essa prática envolve endogamia, acasalamento entre indivíduos parentes.

Com isso, tigres brancos e leões que cresceram em cativeiro, constantemente sofrem com anormalidades, como é o caso de Charlota, que apresenta olhos vesgos.

Ana resgata animais de rua em Pombal (PB) e quer construir centro de castração

Assim como a Four Paws, Ana tem uma missão e tanto com os animais.

Ela resgata animais de rua em Pombal (PB) desde os 10 anos de idade e agora quer construir um centro de castração. Vamos ajudar?

Ela ganhou um terreno, mas precisa de ajudar para construir no local.

A vaquinha é para levantar a estrutura.

Doe pelo PIX [email protected] ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui

No zoológico onde ficou provisoriamente, Charlota recebeu cuidados médicos para checar sua saúde. Foto: Reprodução/FOUR PAWS.

No zoológico onde ficou provisoriamente, Charlota recebeu cuidados médicos para checar sua saúde. Foto: Reprodução/FOUR PAWS.

 

Fonte https://www.sonoticiaboa.com.br/2023/07/31/filhote-tigre-branco-resgatado-cativeiro-santuario