Governo quer acelerar ações da reforma agrária após invasão do MST

Após invasões do MST, o Ministério do Desenvolvimento Agrário quer acelerar estudos e estabelecer as diretrizes da reforma agrária no Lula 3

Governo quer acelerar ações da reforma agrária após invasão do MST

Ministério do Desenvolvimento Agrário promete acelerar os estudos que estabelecerão as diretrizes para a reforma agrária no terceiro governo Lula.

A decisão do ministro Paulo Teixeira foi tomada dias após o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadir três propriedades da Suzano no extremo sul da Bahia.

Com a formulação da nova política de reforma agrária, Teixeira espera tranquilizar os movimentos sociais e coibir novas invasões de terras. Na terça-feira (8/3), o ministro organizou uma reunião para o MST e a Suzano entrarem em acordo sobre a questão na Bahia.

Apesar da precaução, o governo federal avalia que as invasões na Bahia foram um caso pontual, provocado por uma disputa entre a célula local do MST e a Suzano, e que o movimento social não expandirá a prática pelo país.

As invasões deram combustível para ruralistas atacarem a política do governo para o agronegócio. Outros focos de insatisfação estão no esvaziamento do Ministério da Agricultura e na proposta de reforma tributária.

Fonte https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/governo-quer-acelerar-acoes-da-reforma-agraria-apos-invasao-do-mst