INSS sob mudanças: saiba como conseguir a aposentadoria em 2023.2

São várias as formas de conseguir a aposentadoria. Uma delas pode ser a ideal para você. Saiba como avaliar a hora certa e garantir um bom benefício.

INSS sob mudanças: saiba como conseguir a aposentadoria em 2023.2

A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um assunto que sempre rende muitas dúvidas. Se você deseja conquistar esse recurso mensal para descansar e desfrutar das suas contribuições, veja quais são as principais formas de conseguir o benefício do instituto e quais as regras de cada um dos casos.

Leia mais: Aposentadoria do INSS: conheça as novas regras para obter o benefício em 2023

É preciso ter idade mínima e tempo de contribuição para conseguir o benefício. Cada aposentadoria do INSS tem regras diferentes. Por isso, o caso de cada trabalhador deve ser analisado de uma determinada forma para saber qual é a melhor hora de pedir o recurso, assim como qual deles é capaz de garantir uma aposentadoria mais vantajosa.

Formas de conseguir a aposentadoria do INSS

No caso da aposentadoria por idade, por exemplo, os homens precisam ter 65 anos de idade enquanto as mulheres só precisam de 60 anos. Os dois devem ter pelo menos 15 anos de contribuição. Já no caso da aposentadoria por tempo de contribuição, os homens precisam ter 35 anos. As mulheres,30 anos de contribuição.

Outro tipo de aposentadoria é por idade rural. Nesse caso, a regra diz que é preciso que os homens tenham 60 anos. As mulheres, 55 com pelo menos 15 anos de contribuição ao instituto. Há um tempo diferente para aposentadoria de alguns profissionais. É o exemplo dos professores. Para eles, o tempo de contribuição é de 30 anos para homens e 25 para mulheres. Essa é uma exclusividade do magistério.

Outra forma de conseguir o benefício da aposentadoria do INSS é por meio de um caso de invalidez, visto que ela é destinada aos trabalhadores que ficaram incapacitados de retornar ao trabalho por algum acidente ou doença, de forma permanente. Além dessas, existe também a aposentadoria especial para aqueles que ficam anos expostos a situações de risco, como é o caso daqueles que trabalham em condições impróprias para saúde.

Essa modalidade foi criada para proteger os profissionais expostos a ruídos em excesso, calor, atividade direta com uso de produtos químicos fortes e demais casos que colocam a vida em risco. Para tanto, é preciso apresentar o tempo de trabalho em atividades consideradas especiais por meio do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Vale lembrar que, atualmente, pelas regras de aposentadoria por idade, os homens precisam ter 65 anos. As mulheres, 62 anos e seis meses. Em ambos os casos, são exigidos 15 anos de contribuição. Se você tem interesse em entrar com o pedido do benefício, acesse o site do INSS ou o aplicativo Meu INSS.

Fonte https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2023/07/inss-sob-mudancas-saiba-como-conseguir-a-aposentadoria-em-2023-2/