Médica compartilha vídeo em que gêmea nasce empelicada: “Mágico”

Cena rara foi registrada em parto realizado no interior de Goiás. Criança estava em posição fetal e dentro do saco amniótico

Médica compartilha vídeo em que gêmea nasce empelicada: “Mágico”

Uma cena rara foi registrada nessa segunda-feira (10/10) no município de Iporá, no estado de Goiás. Durante o parto das gêmeas Rafaella e Isabella, a caçula foi retirada da barriga da mãe com a bolsa amniótica intacta e na posição pélvica, na qual os fetos ficam no útero.

A obstetra Leandra Campos, que realizou o parto das gêmeas no Hospital Evangélico de Iporá, decreveu o evento como mágico. “Antes de estourarmos a bolsa, a bebê estava lá, plena, dormindo, sem precisar respirar e recebendo tudo pelo cordão umbilical. É muito mágico”, disse a médica.

Ela acrescentou que já havia realizado outros partos empelicados, como o fenômeno é conhecido, mas que essa foi a primeira vez em que o bebê estava em posição fetal, o que é raríssimo.

Até a última atualização do hospital, as crianças e a mãe, Naiara Santos, seguiam em observação, mas deveriam receber alta ainda nesta semana.

Obstetra Leandra Campos e a equipe com a pequena IsabellaReprodução/Arquivo Pessoal

fotografia colorida de uma mãe entre as duas filhas gêmeas após nascerem. A ,ãe está com as roupas do hospital e as bebês estão com touquinhas rosa

As bebês com a mãe, Naiara SantosReprodução/Arquivo Pessoal

Isabella nasceu ainda dentro da bolsa amniótica, em posição fetalReprodução/Arquivo Pessoal

Estimativas apontam que um parto empelicado, como o da pequena Isabella, ocorra a cada 80 mil nascimentos. Na maioria dos casos, o saco amniótico, conhecido como bolsa, rompe durante o trabalho de parto, logo após as primeiras contrações da mulher. Em algumas situações raras, porém, o bebê nasce ainda envolto pela membrana fina, mas resistente.

Fonte https://www.metropoles.com/saude/medica-compartilha-video-em-que-gemea-nasce-empelicada-magico