'Mentira absoluta': Kremlin nega qualquer envolvimento com a suposta morte de Prigozhin, líder do grupo Wagner

Presidente russo, Vladimir Putin, não confirmou presença no funeral do chefe mercenário.

'Mentira absoluta': Kremlin nega qualquer envolvimento com a suposta morte de Prigozhin, líder do grupo Wagner

O Kremlin disse nesta sexta-feira (25) que as especulações ocidentais de que o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, teria sido morto sob suas ordens eram uma "mentira absoluta".

"Há agora muita especulação em torno deste acidente de avião e das trágicas mortes dos passageiros do avião, incluindo Yevgeny Prigozhin. É claro que, no Ocidente, toda esta especulação é apresentada de um ângulo bem conhecido", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma ligação com repórteres.

Peskov também se recusou a confirmar em definitivo a morte do líder mercenário, citando a necessidade dos resultados dos testes feitos com os corpos.

 

“Tudo isso é mentira absoluta e aqui, ao abordar esse assunto, é preciso se basear em fatos. Ainda não há muitos fatos. Eles precisam ser apurados no decorrer das ações investigativas”.

Veja queda de avião que deixou mortos na Rússia; Prigozhin estava na lista de passageiros

 

 

 

 

 

Veja queda de avião que deixou mortos na Rússia; Prigozhin estava na lista de passageiros

Oficiais russos abriram uma investigação sobre o que aconteceu, mas ainda não disseram o que suspeitam ter causado a queda repentina do avião do céu a noroeste de Moscou. Nem mesmo a identidade de cada um dos 10 mortos foi confirmada.

O presidente Vladimir Putin enviou na quinta-feira suas condolências à família de Prigozhin, quebrando o silêncio depois que o avião do líder mercenário caiu na noite de quarta-feira sem sobreviventes.

Peskov disse também que é impossível confirmar se Putin irá ou não no funeral de Prigozhin, já que o presidente russo tem "uma agenda muito lotada".

Na mesma conversa com repórteres, o porta-voz do governo informou que Putin não pretende comparecer na cúpula do G20 marcada para setembro, na Índia.

 

Fonte https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/08/25/kremlin-nega-qualquer-envolvimento-com-a-morte-de-prigozhin-lider-do-grupo-wagner.ghtml