Preço para tirar a CNH deve diminuir em até 80%

O objetivo do governo é tornar a habilitação mais acessível, mas preocupa as autoescolas.

Preço para tirar a CNH deve diminuir em até 80%

Além de ser um processo longo, o alto custo para conseguir uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o que mais impede alguns brasileiros de conseguirem a tão sonhada permissão para dirigir. Felizmente, o Governo Federal planeja reduzir o preço desse processo em até 80%. Isso porque uma proposta da senadora Kátia Abreu está em trâmite no Senado, e tem como objetivo encerrar a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para conseguir o documento. Saiba mais sobre a redução no preço da CNH.

Por conta disso, a proposta vem levantado alguns debates, especialmente em relação ao futuro dessas instituições. Afinal, caso aprovado, o projeto pode reduzir bastante o número de alunos e lucratividade dessas escolas. Por outro lado, algumas pessoas parecem animadas com a possibilidade, visto que os custos menores tornam a habilitação mais acessível. Além disso, as mudanças serão aplicadas apenas em relação ao aprendizado do aluno, visto que as provas teóricas e práticas ainda serão obrigatórias.

Segundo a senadora, o objetivo da proposta é reduzir os cursos aplicados aos cidadãos na hora de tirar a carteira de motorista, o que pode reduzir consideravelmente o valor do processo. Ela ainda aponta que atualmente, para tirar a CNH, alguns cidadãos podem desembolsar até R$ 3 mil, sendo que mais da metade desse valor é direcionado às autoescolas. Ainda assim, a decisão vale apenas para as categorias A e B.

Entretanto, a proposta ainda precisa ser aprovada, visto que está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça. Portanto, ela precisa passar por diversas análises legais e constitucionais para implementação da medida.

Além da ajuda em veículos de familiares ou amigos, o texto deixa a possibilidade de criação de uma categoria para instrutores independentes, que deverão estar vinculados ao Detran. Dessa forma, eles poderão oferecer aulas particulares aos cidadãos que pretendem prestar os exames para conseguir a habilitação.

Nesse caso, esses instrutores devem seguir alguns requisitos, como não ter processo em andamento contra si em relação a penalidades de trânsito, não ter sido condenado a processo por crime e ser habilitado há pelo menos três anos.

Fonte:https://escolaeducacao.com.br/reducao-no-preco-da-cnh-saiba-mais-sobre-o-andamento-da-proposta/