Tebet diz que desconto em carros populares 'não basta' e apela para reforma tributária

Ministra diz que decisão da Volkswagen de interromper produção mostra que país precisa fazer alterações no sistema tributário

Tebet diz que desconto em carros populares 'não basta' e apela para reforma tributária

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira (28) que o programa de descontos para carros lançado pelo governo federal não é o suficiente para impulsionar as vendas do mercado e que é necessário aprovar a reforma tributária para aquecer o setor produtivo do país. Na terça-feira (27), a Volkswagen anunciou que vai interromper temporariamente a produção de carros no Brasil devido à estagnação do mercado. De acordo com Tebet, isso mostra que o governo federal precisa fazer um esforço para mudar o sistema tributário do Brasil.

"[A interrupção] significa que isso [descontos para os carros] não basta, significa que nós não podemos ficar com remendos. Nós temos que mexer na base. E mexer na base significa mexer no sistema tributário brasileiro, com unificação de impostos. Tributar o consumo significa não estar fazendo bitribuações ao longo do caminho. Temos que colocar o Brasil produtivo no mesmo grau de competitividade com o mundo competitivo. Isso passa, obviamente, pelo pagamento de impostos", disse a ministra em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.

Segundo Tebet, a reforma tributária é a "única bala de prata para resolver o problema do custo Brasil". A ministra destacou que a discussão sobre a reforma tributária nunca esteve tão madura e é hora "de mudar esse sistema tributário, que é caótico".

 

"A reforma tributária é um dos pontos que precisam ser olhados com cuidado, especialmente para o setor de serviços, lá na ponta. As indústrias fecham no Brasil em função do custo do Brasil. Segurança jurídica, previsibilidade e credibilidade, nós já estamos dando. A equipe econômica está no caminho certo em relação ao fiscal, mas tem a parte tributária. E esta diminuição da carga tributária só vai acontecer com uma reforma", afirmou.

Fonte https://noticias.r7.com/brasilia/tebet-diz-que-desconto-em-carros-populares-nao-basta-e-apela-para-reforma-tributaria-28062023