TSE fica de fora de reunião da PF sobre urnas

Grupo de trabalho foi criado para auditar os sistemas eleitorais da Corte

TSE fica de fora de reunião da PF sobre urnas

A primeira reunião do grupo de trabalho criado pela Polícia Federal para fiscalizar as urnas eletrônicas e os sistemas de apuração de votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu na última terça-feira sem a presença de nenhum integrante da Corte.

O TSE informou que nem sequer foi convidado para participar do encontro, embora a portaria da PF que criou o grupo estabelecesse que o trabalho ocorreria “sob coordenação” do tribunal.

O grupo de trabalho é formado por três delegados da Diretoria de Inteligência Policial (DIP), setor da PF que cuida dos casos mais sensíveis em andamento na corporação, e sete peritos.

Segundo a Polícia Federal, não há um calendário fixo de reuniões. Em nota, a corporação afirmou que o “grupo se reunirá periodicamente para discutir a melhor forma de contribuir com o TSE”, mas não respondeu quais serão as diretrizes do trabalho nem que tipo de contribuição espera dar à Corte.

O grupo foi criado dias depois de o ministro da Justiça, Anderson Torres, enviar ofício ao presidente do TSE, Edson Fachin, afirmando que a PF participará de “todas as etapas do processo de fiscalização e auditoria” do sistema eleitoral.

A expectativa é que a PF faça um movimento semelhante ao do Exército em uma comissão criada pelo TSE para garantir a transparência das eleições.

Fonte:https://www.metropoles.com/colunas/rodrigo-rangel/tse-fica-de-fora-de-reuniao-da-pf-sobre-urnas