8 coisas que você deve fazer todas as noites se quer perder peso

Muita gente se concentra na dupla alimentação e exercício físico e se esquece de um terceiro componente importante, o sono

8 coisas que você deve fazer todas as noites se quer perder peso

Perder peso é um desafio para a maioria das pessoas, pois envolve um conjunto de hábitos a serem administrados. Muita gente se concentra na dupla alimentação e exercício físico e se esquece de um terceiro componente importante, o sono.

Quando a rotina noturna é subestimada pelos que estão tentando emagrecer, o processo pode se tornar mais difícil e demorado. Os especialistas alertam que o cuidado com as atividades que executamos antes de dormir é essencial para garantir a perda de peso

A nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, destaca o que você deve fazer à noite se quer perder peso:

1. Evite comer tarde

Ao anoitecer algumas das funções do corpo desaceleram. Uma delas é a digestão. Deixar de comer antes de dormir é uma boa maneira de não ingerir calorias que o organismo não vai conseguir gastar.

 

2. Opte por algo de fácil digestão

Caso a pessoa precise comer algo perto da hora de dormir, o ideal é que ela priorize alimentos proteicos e de fácil digestão. “Comer três ovos perto da hora de dormir não vai atrapalhar a dieta porque a digestão do ovo é mais rápida”, afirma Carla.

3. Não exagere na malhação

Evite exercícios pesados à noite, como, por exemplo, puxar ferro na academia. Atividades assim aumentam os níveis de cortisol e adrenalina, que são hormônios contrários à sensação de relaxamento. Durante a noite, o neurotransmissor que deve prevalecer é a melatonina.

4. Abstenha-se do álcool

A ideia de beber uma taça de vinho para relaxar e dormir pode, na verdade, piorar a qualidade do sono. O álcool diminui a produção de melatonina do corpo e o faz acordar no meio da noite para ir ao banheiro ou beber água.

5. Evite banhos quentes

Ao pegar no sono a temperatura do corpo diminui. Então, tomar um banho quente antes de dormir vai contra o ajuste corporal. Banho morno auxilia no resfriamento, assim como modular a temperatura do quarto para o frio.

6. Desligue a televisão

As telas de computador, celular e televisão emitem uma luz azul responsável por inibir a produção de melatonina, ou seja, vão lhe deixar acordado.

7. Estabeleça um horário para dormir

Criar uma rotina de ir para cama todo dia na mesma hora incentiva o corpo a naturalmente sentir sono naquele horário. Diminuir a incidência de luzes da casa no período noturno também pode fazer parte do hábito.

8. Tome um chá relaxante

Beber um chá de camomila ou de erva doce é uma forma de acalmar o corpo, induzindo o relaxamento e o sono.

“Evite bebidas que deixam você ligado como, por exemplo, o chá preto ou o café. Eles vão lhe dar insônia. Na verdade, tudo que tem cafeína à noite, vai lhe fazer mal”, alerta Carla.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Fonte https://www.metropoles.com/saude/8-coisas-que-voce-deve-fazer-todas-as-noites-se-quer-perder-peso