Campos Neto: “Ruído é primeiro teste para autonomia do Banco Central”

Em evento organizado pelo BTG Pactual, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que vê de forma natural críticas do governo

Campos Neto: “Ruído é primeiro teste para autonomia do Banco Central”

Depois da entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de ontem (13/2), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou na manhã desta terça-feira (14/2) a uma plateia de executivos e membros do mercado financeiro.

No mesmo tom conciliatório do discurso do dia anterior, Campos Neto disse ver com naturalidade os questionamentos do governo Lula sobre o nível da taxa de juros no Brasil.

 

 
  • Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fala em comissão no Senado Federal durante sua sabatina. No detalhe ele ouve a pergunta de um senador, diante de microfone - Metrópoles

     

“É justo questionar os juros altos, e é importante ter alguém no governo que faça isso. Faz parte do jogo e do equilíbrio natural. É trabalho do Banco Central melhorar a comunicação sobre suas decisões. Eu reconheço que poderia ter feito isso de forma mais frequente e didática”, disse o presidente do BC, em evento organizado pelo banco BTG Pactual.

Ele ponderou que, embora a crítica seja natural, quanto mais fortes forem as instituições, mais intenso pode ser o debate e menos os preços de ativos e as expectativas serão afetados.

 

“A experiência de outros países mostra que o primeiro teste da autonomia (do BC), como acontece geralmente em troca de governos, gera mais ruído. Mas, quando isso (a autonomia) sobrevive, então o sistema navega muito bem”, disse.

Ainda na linha da trégua, Campos Neto disse que o governo tem apenas 45 dias de atuação e que o investidor tem sido “apressado” ao cobrar novas medidas. Ele foi elogioso ao trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estaria atento à necessidade de um “seguir um plano fiscal com disciplina, com o arcabouço (fiscal) que já está sendo construído”.

Meta inflacionária

Sobre a meta inflacionária, o presidente do BC disse que não cabe à autoridade monetária deliberar qual será o nível de inflação a ser perseguido.

“A regra do jogo é clara: quem determina a meta não é o Banco Central; ele apenas tem autonomia operacional e um conjunto de instrumentos para seguir a meta. Eu até preferiria que o BC não tivesse poder de decisão, porque vejo um conflito de interesse no fato de você definir a meta que deve seguir”, afirmou Campos Neto.

Ele lembrou que a meta inflacionária é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), cujo presidente é o ministro da Fazenda. “O Banco Central tem um voto de três (no CMN), e o sistema funciona bem assim”, concluiu.

Apesar disso, o chefe da autoridade monetária disse não ver como positiva qualquer mudança na meta inflacionária agora, uma vez que o efeito obtido pode ser o oposto do esperado por Lula.

“Países que fizeram essa relação de troca, de aceitar um pouco mais de inflação para ter mais crescimento, acabaram com uma inflação muito alta e uma economia que cresce pouco”, alertou Campos Neto.

O presidente do BC lembrou que muitos países passaram a conviver com uma inflação mais elevada no pós-pandemia, mas isso não significa, necessariamente, que aumentar a meta inflacionária no Brasil trará a flexibilidade que o governo espera.

“Aperfeiçoamentos (na meta de inflação) são bem-vindos, porque geram melhorias operacionais. Não posso adiantar quais mudanças estão em análise, mesmo porque o Banco Central até pode propor algo, mas quem aprova é o governo”, finalizou.

Fonte https://www.metropoles.com/negocios/campos-neto-ruido-e-primeiro-teste-para-autonomia-do-banco-central