China registra primeira morte do mundo por gripe aviária, confirma OMS

A vítima é uma mulher de 56 anos do sul da China. A OMS afirma que o risco de transmissão da gripe aviária entre humanos permanece baixo

China registra primeira morte do mundo por gripe aviária, confirma OMS

Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a China registrou a primeira morte do mundo pela gripe aviária H3N8. A vítima foi uma mulher chinesa de 56 anos, da província de Guangdong, no sul do país.

Ela tinha histórico de exposição a aves vivas e outras condições de saúde de base. A infecção foi relatada pelo Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Guangdong no fim de março. No entanto, sua morte não foi informada.

Em um comunicado divulgado na noite dessa terça-feira (12/4), a OMS confirmou que a paciente foi a terceira pessoa conhecida por ter sido infectada com o H3N8. É um subtipo do vírus comum em aves, mas raro em humanos.

Amostras coletadas em um mercado visitado pela mulher antes de ela adoecer confirmaram a presença do vírus influenza A(H3) no local. A positividade do teste seria um indício de que ela pode ter sido contaminada no local. Os outros dois casos também foram relatados na China, no fim do ano passado.

Risco de transmissão baixo

A OMS afirma que o risco de transmissão do vírus entre humanos permanece baixo. As autoridades não encontraram outros casos positivos para a doença entre os contatos próximos da mulher de Guangdong.

“Com base nas informações disponíveis, parece que esse vírus não tem a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos nos níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo”, disse a OMS no comunicado. (Com informações da agência Reuters)

Fonte https://www.metropoles.com/saude/china-registra-primeira-morte-do-mundo-por-gripe-aviaria-confirma-oms