Como a Copa do Mundo-2022 vai mexer com o calendário do futebol na Europa.

Como a Copa do Mundo-2022 vai mexer com o calendário do futebol na Europa.

Tradicionalmente, a Copa do Mundo é disputada a cada quatros anos e nos meses de junho e julho, que coincidem com o período de férias de verão no Hemisfério Norte e com o descanso de uma temporada para outra dos principais campeonatos nacionais da Europa. Mas, desta vez, tudo será diferente. Por conta das altas temperaturas que fazem parte do cotidiano do Qatar no meio do ano, o Mundial-2022 foi transferido para uma época inédita e será jogado entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

O problema é que essas datas batem com o período em que costumam ser disputadas as ligas nacionais do Velho Continente, onde estão a maior parte dos jogadores que participam da Copa, e também a fase de grupos da Liga dos Campeões. Por isso, o calendário da temporada 2022/23 do futebol europeu, que em alguns países até já começou, precisou ser reformulado. Os campeonatos nacionais mais importantes da da Uefa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, de acordo com o ranking da entidade) não precisaram fazer mudanças muito radicais nas datas de início e terão o pontapé inicial na primeira quinzena de agosto. Por outro lado, tiveram de estender suas durações e ganharam algumas stiveram de estender suas durações e ganharam algumas semanas extras no fim da temporada. A Premier League inglesa, por exemplo, encerrou a última temporada no dia 22 de maio. A próxima, no entanto, será jogada até 28 de maio. Já a Ligue 1 francesa, que encerrou suas atividades em 21 de maio neste ano, irá até 4 de junho em 2022/23. Esse alargamento será necessário porque todas as competições precisarão ser paralisadas durante um mês e meio por conta da Copa do Mundo do Qatar-2022. De acordo com regulamento da Fifa, os campeonatos nacionais terão suas últimas rodadas pós-Mundial no fim de semana dos dias 12 e 13 de novembro e só poderão ser retomados depois do Natal. 

Como não houve redução no número de rodadas, essas ligas precisarão reservar um número maior de datas de meio de semana (terça/quarta/quinta) para conseguirem encerrar a temporada no período agendado. Isso significa menos tempo de descanso para os jogadores e um desgaste físico maior. A Champions também precisou adaptar seu calendário para dar conta de caber no apertado cronograma de 2022/23

A fase de grupos, que normalmente é espalhada durante três meses inteiros, será jogada de forma expressa. As seis rodadas da etapa classificatória ficarão espremidas em menos de dois meses, de 6 de setembro a 2 de novembro. A partir das oitavas de final, já em fevereiro, nada muda. A Copa do Qatar-2022 será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes. Em compensação, a competição voltará para seu período habitual, no meio do ano. O calendário do futebol europeu agradece.

Temporada 2022/23 na Europa Campeonato Alemão: de 5 de agosto a 27 de maio Campeonato Inglês: de 6 de agosto a 28 de maio Campeonato Francês: de 6 de agosto a 4 de junho Campeonato Espanhol: de 12 de agosto a 4 de junho Campeonato Italiano: de 13 de agosto a 4 de junho Liga dos Campeões: de 6 de setembro (fase de grupos) a 10 de junho.

Fonte:https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rafael-reis/2022/07/13/como-a-copa-do-mundo-vai-mexer-com-o-calendario-da-temporada-europeia.htm