Deputados pedem ao TSE proibição de circulação de armas nas eleições

Parlamentares da oposição também querem impedir a entrada de pessoas amadas nos locais de votação durante os dois turnos

Deputados pedem ao TSE proibição de circulação de armas nas eleições

Deputados federais protocolaram um pedido para que o TSE proíba a circulação de pessoas com armas no Brasil durante as datas do primeiro e segundo turno das eleições (2 e 30 de outubro). O documento, assinado por parlamentares da oposição, solicita a proibição tanto para a circulação de pessoas com armas fora de casa quanto para a entrada nos locais de votação e sessões eleitorais.

A solicitação, feita por meio de consulta eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral, prevê a liberação apenas para as Forças de Segurança "que estejam no efetivo exercício da atividade policial ou de segurança".

O texto aponta um ataque à "regularidade e a segurança desse processo de exercício da cidadania e do pluralismo político", avalia que ameaças vêm se transformando em "violência efetiva" e cita o assassinato de Marcelo Arruda, morto no aniversário com temática petista em Foz do Iguaçu (PR) pelo policial penal Jorge Guaranho.

"A recente tragédia que se abateu contra um cidadão e dirigente do Partido dos Trabalhadores expõe a face macabra do ódio e da intolerância que vem sendo diuturnamente disseminada nas redes sociais nos últimos anos, e que agora, com a aproximação das eleições, parece migrar com afinco para a vida real, numa tentativa de açambarcar, ilicitamente, contra a vontade popular, qualquer possibilidade de substituição dos atores políticos que comandam o país nessa nação", traz o documento.

Fonte:https://noticias.r7.com/brasilia/deputados-pedem-ao-tse-proibicao-de-circulacao-de-armas-nas-eleicoes-13072022