Faculdade Mackenzie forma alunos de Direito conectados com a realidade

Parcerias com órgãos governamentais e instituições acadêmicas nacionais e internacionais aprimoram e humanizam aprendizado dos estudantes

Faculdade Mackenzie forma alunos de Direito conectados com a realidade

O estudante aprende muito em sala de aula, mas é inegável que a experiência prática ensina muito mais. É na vivência que o aluno conhece o mercado e, principalmente, a realidade das pessoas que precisarão profissionalmente dele no futuro. É com esse olhar que a Faculdade Presbiteriana Mackenzie investe em uma formação prática desde o início do curso e em parcerias com órgãos governamentais, como a Defensoria Pública do Distrito Federal, e com instituições acadêmicas nacionais e internacionais.

Diretor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, Mac Cartaxo conta que sempre foi uma preocupação da instituição não oferecer apenas um escritório para a prática do Direito por exemplo. “A ideia é que o aluno não fique apenas sentado na faculdade cumprindo algumas horas e, se aparecer alguma pessoa hipossuficiente para atender, bem, se não aparecer, até logo.”

“Ele vai na região carente, vai ver a realidade de uma pessoa hipossuficiente, ver a vida como ela é, e ele se desenvolve. Os alunos saem transformados de lá porque assim eles sentem na prática como que é atender, resolver, encaminhar uma questão que, para aquela pessoa, parecia inacessível”, acrescenta.

Fundada em 1870 e consolidada em São Paulo, a Faculdade Mackenzie trouxe, em 2016, o mesmo empenho e qualidade para a capital federal. Ou seja, os valores que transformam os estudantes em profissionais não só capacitados, mas conscientes e dedicados na busca de consenso, justiça, verdade e de igualdade de oportunidades para todos.

Foi justamente esse compromisso com a formação que conquistou Nathália Almeida, de 22 anos, que, após frustração com o curso de Direito em outra instituição, procurou a transferência. Agora, quase formada e já atuando na área, Natália não se arrepende.

“A escolha foi mais por esse desejo, esse ideal de transformar o mundo mesmo que em pequenas porções. E eu vi no Direito a possibilidade de ajudar quem precisa de ajuda, de impactar a comunidade. Além disso, o curso dá um leque de oportunidades. E o que me cativou na Mackenzie foi a rapidez, a celeridade de resolver as questões, a organização, além de ser uma faculdade de renome. E os professores são excelentes.”

Nathália Almeida, estudante do 8º período de Direito

Arquivo PessoalFotografia de uma mulher branca de cabelos cacheados. Ela sorri. Ao fundo, a logomarca do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Mackenzie

Nathália Almeida, estudante do 8º período de Direito

Intercâmbio

Para aprimorar a experiência, a instituição promove ainda uma forte inserção dos estudantes no cenário acadêmico nacional e internacional. Por meio de acordos com diversas instituições e intercâmbios de discentes e docentes, a Faculdade Mackenzie atualmente conta com mais de 178 universidades estrangeiras conveniadas.

Um dos alunos contemplados pelo programa foi Renan Gonçalves, de 24 anos. Ele passou seis meses em uma instituição conveniada de Portugal. O jovem, já formado em Gestão de Políticas Públicas, procurou um curso para fortalecer o currículo.

Além do corpo docente altamente qualificado e da possibilidade de intercâmbio, o fato da faculdade atuar com número reduzido de estudantes nas salas de aula, em que o professor pode dar maior atenção para cada pessoa e fortalecer a troca de conhecimento, foi fundamental na escolha.

“Em algumas universidades, eu passei por isso, você vai ter uma aula e a sala está lotada de gente. O professor não consegue ter o controle disso. Em uma sala lotada sempre vai ter alguém conversando, alguém disperso, alguém fazendo outra coisa e a aula deixa de fluir. Tendo um número menor de pessoas, nós temos um contato mais próximo com os professores, o que ajuda muito.”

Renan Gonçalves, estudante do 8º período de Direito

Arquivo PessoalFotografia de um homem negro sorrindo. Ao fundo, a logomarca da Faculdade Mackenzie.

Renan Gonçalves, estudante do 8º período de Direito

Processo Judicial Eletrônico

Faculdade Mackenzie Brasília conta também com um sistema próprio que simula o Processo Judicial Eletrônico (PJE), software do Conselho Nacional de Justiça que permite a prática de atos processuais e o acompanhamento dos processos nos órgãos do Poder Judiciário. Isso faz com que os alunos cheguem mais preparados para oportunidades do mercado de trabalho.

“Nós respondemos com confiança para quem quer nos contratar. Nos sentimos confiantes de fazer, tanto quanto o empregador sente confiança por saber que tem alguém ali capaz, que não vai precisar estar do lado, segurando na mão e ensinando a dar os primeiros passos”, resume Renan Gonçalves, que, atualmente, é estagiário no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O diretor Mac Cartaxo evidencia ainda que a escolha do corpo docente é uma das preocupações primordiais da instituição. São professores com doutorado e todos atuantes em áreas e cargos importantes do mundo jurídico, de juízes, inclusive do Superior Tribunal Federal (STF), a promotores e advogados renomados.

 

Diretor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e coordenador do curso de Direito da instituição, professor Mac CartaxoVinícius Schmidt/Metrópoles

Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Mackenzie

O foco da Faculdade Presbiteriana Mackenzie é investir em tecnologia, inovação e na qualidade do corpo docenteVinícius Schmidt/Metrópoles

O foco da Faculdade Presbiteriana Mackenzie é investir em tecnologia, inovação e na qualidade do corpo docenteVinícius Schmidt/Metrópoles

Metodologia, estrutura e campus

O curso de Direito se baseia em modernas discussões contidas nos eixos temáticos tradicionais e nos conteúdos dos componentes curriculares inovadores. Entre eles, Biodireito, Desenvolvimento e Políticas Públicas, Direito e Sustentabilidade, Práticas Processual Fiscal e Tributária, Direito Digital, Resolução Alternativa de Disputas (RAD), além da abordagem dos grandes temas estratégicos nacionais, como Acessibilidade, Direito das Minorias, Empreendedorismo, Ética e Cidadania.

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie dispõe de um aplicativo exclusivo para os alunos que simula provas da OAB, em que o estudante pode treinar e acompanhar o desenvolvimento.

Além do projeto MackMentoring, em que o aluno é acompanhado por um professor-mentor, que o auxiliará na construção do projeto de vida e carreira.

As salas de aula são amplas e climatizadas, possuem computador interligado a um projetor de alta qualidade, quadro panorâmico e tecnologia com sistema multimídia, além de sistema de videoconferência com foco automático.

Faculdade Presbiteriana Mackenzie

Fonte https://www.metropoles.com/conteudo-especial/faculdade-mackenzie-forma-alunos-de-direito-conectados-com-realidade