Google investe em mais formações de tecnologia à distância

Suporte em TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design fazem parte dos cursos profissionalizantes criados para abastecer o mercado

Google investe em mais formações de tecnologia à distância

O Google tem investido cada vez mais em formações profissionais para abastecer o mercado de tecnologia com pessoas preparadas para as demandas crescentes da área. Este ano, a empresa lançou mais três cursos profissionalizantes em parceria com a plataforma de ensino à distância Coursera. São eles: Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.

Em 2019, o Google já havia lançado a certificação profissional de Suporte em TI pela mesma plataforma. Todos os cursos são 100% on-line, com legendas em português e ideais para iniciantes na área, ajudando tanto quem busca o primeiro emprego quanto quem deseja migrar para uma carreira em tecnologia.

Apoiando a transição de carreira

Segundo levantamento da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), espera-se que o mercado brasileiro precise de mais de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Com tanta demanda, as certificações do Google podem ajudar muitas pessoas a começar uma nova carreira do zero.

Regiane Costa, da cidade de Contagem, em Minas Gerais, é um exemplo desse movimento de transição profissional. Em 2021, ela concluiu a formação de Suporte em TI do Google e trocou a formação inicial como técnica de enfermagem pela tecnologia. Ela conta que a intenção é progredir na carreira e contribuir para a entrada de mais mulheres na área. “Quero dar voz a elas e lutar por condições de trabalho mais igualitárias.”

Impulsionando jovens para carreiras tech

Pensando em apoiar jovens vindos da rede pública de ensino e contribuir com a retomada econômica no país, de 2020 a 2022, o Google.org, organização filantrópica do Google, firmou parceria com a JA Brasil (Junior Achievement) e com o BID Lab (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para oferecer o programa TECH.JÁ.

Nele, jovens selecionados em várias regiões do país, de 18 a 29 anos, ganharam acesso gratuito ao curso de Suporte em TI. “O conhecimento técnico foi muito desafiador, mas a sensação de quando você entendia era de uma autossatisfação sem limites”, conta Evely Silva, que fez Suporte em TI e trabalha como estagiária de front-end.

Já a participante Larissa Cavalheiro, que também começou uma carreira na área, destaca outros pontos do curso: “Gostei da metodologia usada, de conhecer pessoas de lugares diferentes e de como a área de TI tem muitas possibilidades.”

Após lançar os Certificados Profissionais, a empresa anunciou durante o evento Google for Brasil deste ano a doação de 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens em cursos de tecnologia até 2026. Este ano, 30 mil bolsas já foram distribuídas em parceria com o CIEE, priorizando pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e a população de baixa renda, e assim promovendo mais diversidade no setor.

Fonte https://www.metropoles.com/conteudo-especial/google-investe-em-mais-formacoes-de-tecnologia-a-distancia