Médico detalha o que fazer para dormir melhor

Nutrólogo aponta hábitos, chás e aromas que ajudam a melhorar a qualidade do descanso noturno

Médico detalha o que fazer para dormir melhor

A insônia ou dificuldade para dormir atinge muitas pessoas e é causada por vários fatores. Trabalho em excesso, agendas cheias de compromisso e estresse elevado são alguns deles. A baixa qualidade de sono pode resultar em problemas mais sérios de saúde caso não seja corrigida.

 

Segundo a pesquisa do Mapa do Sono dos Brasileiros, realizada em 2021, 65% das pessoas dormem mal, sendo que apenas 7% delas já buscaram profissionais de saúde para resolver o problema.

O médico José Ribas, da clínica REVIV, em Brasília, alerta que a baixa qualidade do sono vem sendo associada a doenças como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes. “É importante sempre ter horários regulares para dormir, inclusive, nos finais de semana. Uma rotina em torno de 7 horas de sono noturno auxilia na proteção cardiovascular, na cognição e no controle alimentar”, destaca Ribas, que é especialista em Nutrologia.

 

A climatização do ambiente e a incidência de luz influenciam em uma boa noite de sono. Antes do repouso, é recomendado diminuir os estímulos de luz branca. “As medidas auxiliam na regulação do ciclo circadiano, ritmo no qual o organismo realiza suas funções. Também colaboram para a produção de melatonina e o controle do cortisol”, explica o médico.

 

 

Chás e aromas

O médico destaca que é aconselhável dispensar a ingestão de proteínas de origem animal perto do horário de dormir, pois elas exigem grande esforço de digestão. Também indica evitar bebidas ricas em cafeína e chás como o preto e o verde.

“Prefira chás relaxantes, como o de mulungu, valeriana, erva cidreira e maracujá, que estimulam o processo do sono”, afirma Ribas.

De acordo com ele, a aromaterapia é uma boa aliada. “Os aromas dos óleos essenciais favorecem o relaxamento e ajudar no início e na manutenção do sono.” Óleos como lavanda, camomila romana e blends podem ser colocados em difusores no quarto ou aplicados na pele durante o banho.

 

Fonte https://www.metropoles.com/saude/medico-detalha-o-que-fazer-para-dormir-melhor