Ministério processa Shopee e Magazine Luiza por conteúdo falso sobre dióxido de cloro e vacinas

A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada à pasta, diz que a substância 'tem sido associada a alegações falsas e sem comprovação científica'

Ministério processa Shopee e Magazine Luiza por conteúdo falso sobre dióxido de cloro e vacinas

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, impôs medida cautelar e instaurou processo administrativo sancionador contra ShopeeMagazine Luiza, Nutrafóton e Farmácia Viva por indícios de veicularem informações falsas sobre o dióxido de cloro, classificado como um "inibidor" de vacinas.

A cautelar determina às empresas retirem imediatamente de suas plataformas conteúdo ilícito e anúncios similares de dióxido de cloro e associados e adotem ações que impeçam a volta de veiculação desse tipo de anúncio, seja de autoria própria, seja patrocinado.

Cada uma das empresas está sujeita a uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento, que incidirá até o cumprimento integral da medida. A decisão consta de despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25).

· Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram

No documento, a secretaria afirma que a substância "tem sido associada a alegações falsas e sem comprovação científica de cura para uma ampla gama de condições médicas, incluindo autismo, e como 'inibidora' ou 'desativadora' de vacinas".

 

O dióxido de cloro é de uso autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como saneante e é um produto químico corrosivo.

Entre as determinações do despacho, a Senacon instaurou processo administrativo sancionador, no âmbito do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), contra as quatro companhias para investigar os indícios de infrações contra o consumidor.

Fonte https://noticias.r7.com/economia/senacon-processa-shopee-e-magazine-luiza-por-conteudo-falso-sobre-dioxido-de-cloro-e-vacinas-25102023