Pode até tomar vinho! Descubra qual dieta foi eleita a melhor de 2023

Pelo sexto ano seguido, a dieta mediterrânea foi considerada melhor modelo alimentar a ser seguido em 2023

Pode até tomar vinho! Descubra qual dieta foi eleita a melhor de 2023

Pelo sexto ano seguido, a dieta mediterrânea foi considerada melhor modelo alimentar a ser seguido em 2023 por um time de especialistas do US News & World, site de rankings que é referência em saúde e bem-estar.

 

 

Esse tipo de alimentação agrega muitos benefícios à saúde, e é famoso por ser flexível e equilibrado.

 

Dieta Mediterrânea – Baseada em alimentos frescos, escolhidos conforme a estação do ano, e naturais, é interessante por permitir consumo moderado de vinho, leite e queijo. O cardápio é tradicional na Itália, Grécia e Espanha, usa bastante peixe e azeite, e, desde 2010, é considerado patrimônio imaterial da humanidade. Além de ajudar a perder peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares

Para quem não conhece, a dieta é comum em países como Espanha, Itália e Grécia. Nela, priorizam-se carboidratos e gorduras saudáveis (como o azeite extravirgem), castanhas, grãos integrais, frutas, vegetais, proteínas magras, pescados e frutos do mar.

 

 

Saúde

É importante frisar que, nesse padrão alimentar, há baixa ingestão de itens industrializados, ricos em açúcares, além de menor consumo de gordura saturada oriunda de carnes processadas, manteiga e outros.

 

 

Pode até tomar vinho!

Normalmente, as dietas que alcançam o topo do ranking são aquelas que utilizam uma abordagem saudável associada ao equilíbrio e ao bom senso. Para se ter uma ideia, no cardápio mediterrâneo permitida a ingestão de vinho tinto — mas, é claro, com moderação e em baixa quantidade.

Timur Saglambilek/ PexelsVinho tinto

Vinho tinto é permitido

O modelo alimentar é estudado há muitos anos por pesquisadores. Os indivíduos dessa região apresentam índices de saúde diferenciados em comparação a outros países. Uma demonstração disso é refletida pelos menores índices de doenças cardíacas, colesterol, diabetes, riscos para diabetes, demência e outros marcadores de saúde.

fonte https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/nutricao/pode-ate-tomar-vinho-descubra-qual-dieta-foi-eleita-a-melhor-de-2023