Rússia ataca prédios em Kiev com o uso de drones

Segundo prefeito da capital da Ucrânia, Vitali Klitschko, houve explosões no centro de Kiev, após ataque da Rússia com drones

Rússia ataca prédios em Kiev com o uso de drones

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou em mensagem no Telegram que explosões atingiram o distrito central de Shevchenkivskyi nesta quarta-feira (14/12). Segundo ele, os serviços de emergência da capital da Ucrânia estavam no local prestando socorro, mas, em princípio, não havia vítimas. De acordo com autoridades ucranianas, trata-se de um ataque da Rússia com drones.

Cerca de 20 minutos antes das explosões, a sirene de alerta tocou para os cidadãos, assim como o sistema de defesa aérea, afirmou Oleksiy Kuleba, governador da região de Kiev.

Os ucranianos afirmam que a Rússia atacou a capital ucraniana com “drones kamikazes” de fabricação iraniana. Treze desses equipamentos foram interceptados e destruídos pelos militares

“Outro ataque maciço de drones em Kiev. É óbvio que os militares russos se sentem confiantes apenas ao atacar cidades pacíficas”, destacou um tuíte do Ministério da Defesa ucraniano, confirmando que os 13 drones foram derrubados.

Mesmo assim, cinco prédios residenciais e da administração do governo acabaram atingidos depois de duas ondas de ataque, além de casas ao redor da capital. O próprio vice-chefe do Gabinete do Presidente, Kyrylo Tymoshenko, contou que sua casa havia sido alvo de um dos ataques, mas sem maiores danos.

“Muito bem, estou orgulhoso de você”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um vídeo. Ele pediu que os cidadãos não ignorem os alertas de ataques aéreos e se abriguem.

Fonte https://www.metropoles.com/mundo/russia-ataca-predios-em-kiev-com-o-uso-de-drones