Segunda lista de resgate em Gaza tem maioria palestina, e Brasil prevê dificuldade

Segunda lista de resgate em Gaza tem maioria palestina, e Brasil prevê dificuldade

 

A diplomacia do Brasil iniciou consultas ao governo de Israel sobre os critérios que deve seguir para formular uma segunda lista de pessoas que esperam resgate na Faixa de Gaza.

São, segundo fonte que trata diretamente do tema, algo entre 40 e 50 pessoas reivindicando ingresso no Brasil para sair da zona de conflito. A maioria é de parentes de brasileiros já resgatados, mas com um porém: são palestinos, sem cidadania local.

Por conta desse fator, a diplomacia brasileira prevê um processo mais complexo e longo para convencer Israel a liberar a nova leva de refugiados.

É o caso, por exemplo, da família de Hasan Habee, brasileiro que chegou ao país nesta semana, mas pede ao governo que sua mãe e sua irmã, palestinas, sejam também trazidas para cá. A mãe de Hasan é diabética e está há dias sem acesso à insulina, medicação que deve ser tomada diariamente para controlar a doença.

 

O governo brasileiro vai argumentar com Israel que ao menos parentes de primeiro grau dos cidadãos já repatriados teriam direito de vir ao país. Este é considerado o caminho mais viável, embora nenhum seja considerado "fácil".

Fonte https://g1.globo.com/politica/blog/daniela-lima/post/2023/11/16/segunda-lista-de-resgate-em-gaza-tem-maioria-palestina-e-brasil-preve-dificuldade.ghtml