Sensibilidade à cafeína: quais os sintomas e como tratar

Sente-se mal ao beber café? Então, saiba aqui como identificar se você tem alergia à cafeína e o que fazer nesse caso.

Sensibilidade à cafeína: quais os sintomas e como tratar

Certamente o café está na rotina de bilhões de pessoas ao redor do mundo, e aqui no Brasil não é nada diferente. Afinal, essa bebida deliciosa nos ajuda com a disposição e o foco na hora de trabalhar, além de nos proporcionar ótimos momentos com amigos e familiares. Porém, existem muitas pessoas que possuem alergia à cafeína, o que pode complicar bastante o consumo. Por isso, saiba aqui quais os sintomas e tratamento da sensibilidade à cafeína.

Sintomas de sensibilidade à cafeína

Nesse momento, é importante destacar que estamos falando da sensibilidade que muitas pessoas desenvolvem à adrenalina que a cafeína gera no corpo. Portanto, é uma alergia mais leve, e não a anafilaxia, que é um tipo de alergia mais intenso ao café e pode levar alguém à morte.

Geralmente, aquilo que leva as pessoas a se sentirem mal depois de tomar café é o fato de possuírem metabolismo mais rápido. Assim, o corpo processa a cafeína com rapidez, o que causa o desconforto. Entre os principais sintomas estão o desconforto estomacal, dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca e também sintomas de ansiedade. Além disso, podemos citar outros sintomas secundários, como enjoo, aumento de gases intestinais e diarreia.

Ademais, pessoas que tem o diagnóstico clínico de ansiedade e síndrome do pânico tendem a ver os sintomas se intensificarem. Isso se dá por conta da adrenalina que a substância gera em nosso organismo, que já é bastante alta em pessoas nessas condições.

Como tratar?

A principal forma de tratamento é diminuir de modo significativo a quantidade de café que você toma em um dia, pois pode ser excessiva. Para isso, você pode tentar substituir a bebida por alguma outra que possua menor quantidade de cafeína ou que não a possua. Alguns exemplos são os chás com qualidades terapêuticas, como hortelã ou erva-doce. Caso a substituição seja difícil, opte pela diminuição da quantidade do café ou misture-o com outros ingredientes mais neutros.

Fonte:https://escolaeducacao.com.br/sensibilidade-a-cafeina-confira-os-sintomas-e-tratamento/