Terremoto no Brasil? Especialistas explicam tremor em São Paulo

Abalo sísmico com epicentro em Iguape não foi o primeiro registro no estado e pode estar relacionado a falhas em placa tectônica

Terremoto no Brasil? Especialistas explicam tremor em São Paulo

A cidade de Iguape, na região do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo, foi o epicentro de um abalo sísmico de magnitude de 4,0 na escala Richter, na manhã desta sexta-feira (16). Especialistas ouvidos pelo R7 analisam o tremor incomum na região e relacionam riscos.

Os terremotos são movimentações naturais das placas tectônicas que ocorrem devido às pressões internas no interior do planeta. O Brasil está situado no centro da placa tectônica Sul-Americana e longe das zonas de convergências, o que diminui bastante a probabilidade de grandes abalos sísmicos, segundo o engenheiro civil especialista em geotecnia Denis Suzuki.

O especialista explica que a movimentação entre placas é um fenômeno muito comum e frequente, mas ocorre em proporções, na maioria das vezes, imperceptíveis, que não podem ser sentidas na superfície e são detectáveis somente por sismógrafos.

Os abalos podem ser sentidos quando superam a magnitude 3,0 da escala Richter, como o ocorrido em São Paulo. Cidades em um raio de 100 km, como Juquiá, Itariri, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Miracatu, foram afetadas. 

O professor Eduardo Britto, mestre em geografia pela Unesp e pela UFMS, afirma que episódios de terremoto não são preocupantes no Brasil. “Como no país são casos muito esporádicos, qualquer situação gera curiosidade. No entanto, a posição do Brasil exclui a possibilidade de riscos avassaladores”, diz.

Por que ocorreu terremoto em SP?

O Brasil não está localizado em uma região de choque entre placas tectônicas. Segundo o professor, o que ocasiona tremores no país está relacionado a resquícios do efeito de abalos sísmicos de outras placas próximas, como o episódio sentido no Acre, em 2019, de magnitude 6,8.

O especialista em geotecnia constata que esse fenômeno também pode estar relacionado a falhas no interior da placa. “A pressão interna da terra cria fissuras na placa tectônica que podem chegar à superfície e, consequentemente, ocasionar tremores”, diz.

O tremor com epicentro em Iguape não foi o único já sentido em São Paulo. Em 2008, um terremoto de magnitude 5,2 foi sentido na maior metrópole do Brasil e nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

 Compartilhe esta notícia no WhatsApp
 Compartilhe esta notícia no Telegram

No entanto, Denis reforça que terremotos frequentes e de magnitude estrondosa não são esperados no país. 

Como se proteger de terremotos no Brasil?

Em caso de ocorrência de um terremoto, o engenheiro civil diz que o importante é manter a calma e buscar um local seguro e dá dicas do que fazer em cada situação.

Dentro de casa:

Não corra para fora, procure se abrigar embaixo de uma estrutura ou de um móvel sólido e resistente, como o batente de uma porta ou sob uma mesa, cobrindo a cabeça e segurando em um ponto fixo.

Dentro do carro:

Permaneça dentro do veículo e procure colocá-lo em uma área aberta e segura, longe de estruturas e áreas de deslizamento.

Na rua:

Procure áreas abertas, longe de qualquer estrutura que possa cair e atingi-lo.

Fonte https://noticias.r7.com/sao-paulo/terremoto-no-brasil-especialistas-explicam-tremor-em-sao-paulo-17062023