Atleta sai para treinar e morre após engolir abelha em Manaus

Waldonilton de Andrade Reis sofreu choque anafilático e morreu após ficar 21 dias internado em um hospital de Manaus

Atleta sai para treinar e morre após engolir abelha em Manaus

Um atleta de 43 anos morreu depois de engolir uma abelha durante um treino de ciclismo na orla da praia de Ponta Negra, em Manaus, capital do Amazonas, e sofrer um choque anafilático. Waldonilton de Andrade Reis (foto em destaque) teve a morte encefálica atestada pelos médicos na quinta-feira (23/3), após passar 21 dias internado em um hospital de Manaus.

O fato ocorreu em 2 de março, durante treino em uma área frequentada pelos atletas de alto rendimento. Ao ser socorrido por populares, Waldonilton Reis explicou que havia engolido uma abelha no decorrer da prática esportiva.

Os médicos informaram aos familiares que o atleta teve morte cerebral pelo fato de ter ficado mais de três minutos sem oxigênio no cérebro

Família alega falta de socorroArquivo pessoal

homem morre após engolir abelha

Waldonilton de Andrade Reis treinava na orla de Manaus quando engoliu uma abelhaArquivo pessoal

Ao portal G1 a irmã de Waldonilton, Rosilene Reis, disse que ele esperou muito tempo pelos primeiros socorros. O homem chegou a ficar cerca de 20 minutos com dificuldade para respirar e, por isso, segundo a irmã, a situação fez com que o quadro de saúde dele se agravasse ainda no local.

“Não teve um socorro, não teve um posto de saúde, não tem um hospital por perto. O máximo que tinha era uma base do Corpo de Bombeiros, que não tinha médico no plantão”, contou Rosilene Reis.

A irmã do atleta afirmou, ainda, que, após o desespero das pessoas para tentar ajudar, um sargento do Corpo de Bombeiros chegou ao local em que Waldonilton estava e conseguiu reanimá-lo.

O que é o choque anafilático

 

O choque anafilático é uma condição séria e potencialmente fatal que pode ocorrer em resposta a uma reação alérgica grave. Ele ocorre quando o sistema imunológico do corpo libera uma grande quantidade de substâncias químicas, incluindo histamina, em resposta ao que está causando a alergia.

“Se não for tratada imediatamente, a reação alérgica grave pode predispor ao choque anafilático que cursa com insuficiência respiratória, queda importante da pressão arterial e morte”, alerta o médico especialista em medicina laboratorial Franco Amaral, da Clínica Franco do Amaral, de São Paulo.

Ele acrescenta a importância de reconhecer os sintomas de uma reação alérgica severa, também conhecida como choque anafilático, e imediatamente procurar ajuda médica ao apresentar sintomas como:

  • Urticária em todo o corpo;
  • Inchaço dos lábios, língua, garganta, rosto ou outros lugares do corpo;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Dor abdominal, náuseas, vômitos ou diarreia;
  • Tontura, fraqueza ou desmaio;
  • Pressão arterial baixa ou batimento cardíaco rápido.

“Vale lembrar que um choque anafilático pode ocorrer mesmo em pessoas que nunca apresentaram uma reação alérgica antes. Se você ou alguém próximo a você tem histórico de alergias intensas, é importante estar preparado com uma injeção de epinefrina e saber como usá-la corretamente em caso de emergência”, destaca Amaral.

Fonte https://www.metropoles.com/esportes/atleta-sai-para-treinar-e-morre-apos-engolir-abelha-em-manaus