BANOFFEE DELICIOSA: DICAS PARA SUA RECEITA FICAR DIGNA DE UMA TORTA DE CONFEITARIA

Você vai deixar todo mundo babando ao fazer uma banoffee perfeita com as dicas do TudoGostoso!

BANOFFEE DELICIOSA: DICAS PARA SUA RECEITA FICAR DIGNA DE UMA TORTA DE CONFEITARIA

banoffee é a torta do momento que se tornou a nova queridinha do rolê! Feita com banana, doce de leite e chantili, ela é aquele tipo de torta que é difícil de resistir. Com sabor leve e equilibrado, a banoffee é ideal para quem não gosta de sobremesas muito doces. De origem inglesa, a torta foi criada em meados dos anos 70 como uma receita bem prática, e é por causa dessa praticidade que ela ficou tão famosa. Apesar de ser muito fácil de fazer, alguns detalhes no preparo podem fazer toda a diferença no sabor e na qualidade da sobremesa. Pensando nisso, o TudoGostoso montou um guia definitivo com as melhores dicas de como fazer uma banoffee perfeita, igual das confeitarias. Veja só!

Como fazer banoffee: sobremesa em um prato braco

Foto: Shutterstock

Com as nossas dicas, nunca foi tão fácil garantir uma banoffee perfeita

Dicas de como fazer a banoffee perfeita

Como a gente disse, a receita da banoffee é muito fácil e pode ser preparada rapidamente. Essa torta consiste em 4 camadas: massa, doce de leite, banana e chantili. Por isso, ela é uma daquelas sobremesas excelentes para quem está com pressa. No entanto, exatamente por conter poucos ingredientes que você deve prepará-la da melhor maneira possível, para que todos eles se destaquem causando uma explosão de sabores. Veja a seguir como fazer a banoffee perfeita!

Preparando a massa da banoffee

A gente tem certeza que a massa base da sua torta é feita de biscoito triturado e manteiga, não é mesmo? Sem dúvidas, a massa de biscoito é uma das mais fáceis de fazer, podendo usar uma variedade de biscoitos para preparar uma variedade de sabores de torta. Contudo, a receita inglesa original do chef Ian Dowding é feita com massa sablée, um tipo de massa amanteigada e arenosa, mais leve que a massa podre. É comumente utilizada como a massa base das tarteletes de padaria. Ela é feita usando farinha de trigo, ovo, manteiga, açúcar e sal, mas também pode ser feita com farinha de amêndoas, garantindo uma complexidade de sabor a mais a sua torta.

É claro que a massa de biscoito é mais fácil e rápida do que a massa sablée, mas se o seu objetivo é impressionar todo mundo com suas habilidades culinárias, experimente fazer a banoffee usando essa massa em vez de usar a massa de biscoito de maisena. Uma dica de chef é impermeabilizar a massa com uma camada de mel, para que a umidade do doce de leite não deixe a massa ficar mole. Isso serve tanto para a sablée quanto para a de biscoito.

Escolhendo o melhor doce de leite para banoffee

Quem gosta de colocar a lata de leite condensado para cozinhar na panela de pressão já pode ficar feliz porque é esse o doce de leite usado na receita original! Nós já ensinamos o tempo certo para cada tipo de doce de leite feito com leite condensado cozido; mas, como a gente sabe que você já deve ter esquecido, vamos relembrar: para rechear tortas e bolos, cozinhe o leite condensado por 30 minutos na pressão. O doce de leite mais cremoso precisa só de 15 minutos, mas essa consistência é muito líquida para rechear. Já o doce de leite de corte precisa de 50 minutos, e aí é espesso demais para rechear.

Vale dizer que é claro que você pode usar um bom doce de leite pronto, principalmente se você for de Minas Gerais. Agora, se você é um verdadeiro expert na cozinha e quer mostrar seus dotes culinários, você pode fazer o seu próprio doce de leite caseiro. Só lembre-se que é preciso de tempo para fazer doce de leite caseiro, então se programe com antecedência.

Receita de banoffee

Foto: shutterstock

Banoffee, torta com doce de leite, bananas e chantili: modo de preparo simples.

Qual a melhor banana para banoffee?

Você sabia que existem mais de mil tipos de banana no mundo inteiro? É isso mesmo! Desde as bananas menores até aquelas que são muito grandes. Então é claro que, entre todas essas, vão existir muitos tipos de bananas que podem ser usadas para fazer banoffee. Falando de Brasil, as bananas mais consumidas e populares por aqui são a banana-prata e banana-nanica, também sendo as mais indicadas para essa torta. A banana-prata é ótima para ter em casa porque dura muito, o que permite que você possa comprar uma quantidade maior. Já a banana-nanica é mais doce e suculenta, perfeita para sobremesas. Porém, é importante lembrar que a banoffe já é feita com doce de leite e chantili; para equilibrar a doçura, nós indicamos a banana-prata.

Como fazer o chantili para banoffee?

chantili da receita original leva um toque de café, detalhe que aumenta a complexidade de sabores da sobremesa, ajudando a equilibrar a doçura. Para fazer o chantili da banoffee, o mais indicado é usar creme de leite fresco bem gelado batido com açúcar e uma pitada de pó de café. O problema é que a gente sabe que o creme de leite fresco pode ser difícil de encontrar e até bem mais caro. Nesse caso, você pode tranquilamente usar as misturas prontas para chantili que ficam nas prateleiras dos supermercados. Mas, assim como o creme de leite fresco, é importante que ela esteja bem gelada antes de bater, e você pode acrescentar o café do mesmo jeito!

Banoffee com canela ou sem canela?

Agora vem a polêmica: salpicar o chantili com canela ou chocolate em pó? É comum encontrar as duas versões em confeitarias por aí, portanto, fica a seu critério. A gente aqui do TudoGostoso prefere com canela, afinal, não dá para negar que canela e doce de leite combinam superbem.

Mais receitas com banana e doce de leite

A combinação de banana e doce de leite que deu origem à queridinha banoffee pode ser usada para preparar as mais variadas receitas. Quem gosta de crepe, pode usar os dois ingredientes como recheio. O mesmo vale para tapioca doce. E um bolo de banana com cobertura de doce de leite? Chega a dar água na boca! Você também pode preparar bolos de pote com massa branca, rodelas de banana e doce de leite, fica uma delícia!

Fonte https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/banoffee-deliciosa-dicas-para-sua-receita-ficar-digna-de-uma-torta-de-confeitaria/