Claptone: assim como Patati Patatá, DJ mascarado do Lolla tem vários intérpretes e causou revolta

DJ toca no Lolla nesta sexta-feira. Público estranhou quando alemão começou a fazer shows no mesmo dia em lugares diferentes. Ele admitiu ser personagem com mais de um intérprete.

Claptone: assim como Patati Patatá, DJ mascarado do Lolla tem vários intérpretes e causou revolta

A descoberta não chegou a causar desmaios de adultos e berros de crianças como no show do falso Patati Patatá. Mas os fãs de música eletrônica começaram a comentar quando se deram conta que o DJ mascarado Claptone fazia vários shows pelo mundo na mesma hora.

O projeto de tech house surgiu na Alemanha em 2012. Seus remixes fizeram sucesso e, em 2015, saiu o álbum "Charmer", com vocais de artistas como Peter Bjorn and John e Jay-Jay Johanson.

As apresentações eram sempre com um disfarce dourado de "doutor da peste". A máscara com um nariz gigante é inspirada no acessório de proteção usado por médicos que tratavam de pacientes de epidemias na Europa antiga, e virou símbolo de morte.

Os seguidores e jornalistas já tinham aceitado o fato de que o Claptone era um projeto anônimo. Mas, com a alta demanda por shows, começaram a surgir os relatos de apresentações simultâneas.

Claptone — Foto: Divulgação

Claptone — Foto: Divulgação

Em 2016, no festival Coachella, veio o sinal mais claro de que não era uma empreitada individual: apareceram para tocar dois Claptones, com máscaras idênticas. Mas eles não explicaram nada nem deram suas identidades.

Os shows simultâneos continuaram a ser comentados. Alguns fãs especulam que pode haver até mais de dois DJs por trás do Claptone. Em um post no site Reddit que mostrava cartazes de apresentações no mesmo lugar e no mesmo dia, uma pessoa desabafou:

"Isso faz muito sentido e explica por que quando eu vi o Claptone no festival de música Groundwater, em San Diego, a música era ótima, mas quando vi o Claptone no Public Works (em San Francisco), era quase comicamente ruim. Não que eu fosse assisti-los depois do show em San Francisco, mas eu acho que é incrivelmente desonesto fazer isso. É ok se separar e fazer shows solo se você é um grupo, mas avise isso no cartaz para as pessoas saberem."

Quando dá entrevistas, Claptone aparece sempre mascarado, e geralmente proíbe vídeos e fotos. A explicação sobre a identidade nunca foi dada.

 

Como Patati Patatá

 

A história é semelhante à da dupla de palhaços Patati Patatá. A marca brasileira, registrada pelo apresentador Rinaldi Faria, fez tanto sucesso que ele começou a treinar várias duplas de palhaços para se apresentar oficialmente, e ao mesmo tempo.

No caso dos palhaços, também aconteceram shows piratas de duplas não autorizadas por Rinaldi, como o que gerou revolta na Bahia. Pelo que se sabe, isso ainda não aconteceu com Claptone.

Os fãs que vão ao Lollapalooza podem ficar tranquilos: o show está no perfil oficial do DJ no Instagram. Não há risco de ver a população revoltada com um falso Claptone.

Fonte https://g1.globo.com/pop-arte/musica/lollapalooza/2023/noticia/2023/03/24/claptone-assim-como-patati-patata-dj-mascarado-do-lolla-tem-varios-interpretes-e-causou