Crime organizado é problema de todo o Brasil, diz governador do Rio

Crime organizado é problema de todo o Brasil, diz governador do Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse nesta terça-feira (24) que a presença do crime organizado não é mais um problema só do estado e pediu ajuda do governo federal para combater a entrada de drogas e armas no Rio.

“Está muito claro que esse não é mais um problema do Rio de Janeiro. Esse é um problema do Brasil. Não são mais organizações criminosas pontuais que estão aqui, estão ali. Não. Hoje são verdadeiras máfias alastradas pelo Brasil inteiro: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte... A gente está vendo isso se alastrar a cada dia”, afirmou.  

“Investigações da própria Polícia Federal e nossas, da Polícia Civil, mostram que criminosos de pelo menos 12 estados estão no Rio de Janeiro”. As declarações de Castro foram feitas depois de ele se reunir com líderes da segurança estadual no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro da capital fluminense.  

Rio de Janeiro (RJ) 24.10.2023 - Consequências da onda da violência na zona oeste do Rio: dezenas de ônibus queimados. Imagens: Rio Ônibus

Carcaça de ônibus incendiado na segunda-feira - Rio Ônibus

As autoridades coordenam ações depois que a maior milícia do estado incendiou 35 ônibus e um trem na tarde e noite de segunda-feira (23). A ação criminosa foi uma represália à operação da polícia que matou Matheus da Silva Rezende, o Faustão, apontado como o número dois na hierarquia da milícia na zona oeste da cidade.

Cláudio Castro orientou para que toda a força policial do estado esteja nas ruas, com o uso de viaturas, carros blindados, helicópteros e drones.

O governador disse que tem um encontro marcado com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, na quarta-feira (25) em Brasília, para pedir ajuda das Forças Armadas no combate ao crime organizado, reforçando a vigilância em áreas federais, como aeroportos, rodovias federais e Baía de Guanabara.  

“Eu já pedi ao ministro Múcio para que a gente possa garantir esse reforço, no primeiro momento, nas áreas federais. Que a gente possa impedir a entrada de arma e de droga no Rio de Janeiro”.  

Castro ressaltou ainda o papel da Polícia Federal para atuar no combate à lavagem de dinheiro, como forma de “asfixiar essas máfias, e eles perderem o poder bélico”.  

Rio de Janeiro (RJ) 24.10.2023 - Consequências da onda da violência na zona oeste do Rio: dezenas de ônibus queimados. Imagens: Rio Ônibus

Dezenas de ônibus foram queimados por milicianos - Rio Ônibus

Intervenção federal

Desde a semana passada, o estado conta com a ação da Força Nacional de Segurança em ações de combate ao crime organizado.  

Apesar da articulação com autoridades federais para atuação no Rio de Janeiro, o governador descarta a necessidade de uma intervenção federal no Rio, como a que houve entre fevereiro e dezembro de 2018.  

“Eu não vejo o porquê. A polícia está na rua, está agindo. Nós estamos em um diálogo profundo com as forças federais, e eles estão vendo que está acontecendo. Eu falei com o ministro da Justiça [Flávio Dino] duas vezes ontem. Estamos aqui fazendo o combate necessário”.

Reação

Após os incêndios criminosos de segunda-feira, doze pessoas foram detidas. Segundo Castro, seis foram liberadas por ausência de “indício de autoria e materialidade”. Dois detidos na manhã desta terça-feira estão sendo investigados por participação nos crimes. Castro defende que os presos respondam por crime de terrorismo. Além disso, ele defende que as penas não tenham progressão de regime.  

“Crime de terrorismo não pode ter a progressão de pena. A pena tem que ser 30 anos de regime fechado. Utilização de armas de guerra, a mesma coisa. Operar serviço público para tráfico, milícia, terrorismo, máfia também tem que ser um crime de 30 anos sem progressão”, ressaltou.

O governador informou que marcou uma reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar de endurecimento da legislação federal.  

“Ou a gente endurece a legislação como outros locais do mundo fizeram ou a gente vai ter essa mistura de México com Colômbia, como está virando o Brasil na área da segurança pública”, declarou.

Apesar de lamentar a reação dos milicianos, Castro exaltou a ação da polícia no combate ao crime organizado. “Tiramos de circulação um dos maiores líderes de milícias, não do Rio, do Brasil. Um que era conhecido como o senhor da guerra deles. Era o responsável por juntar tráfico e milícia e fazer as famosas narcomilícias”.

“No Rio de Janeiro, bandido não terá vida fácil. Continuaremos lutando para tirar esses criminosos de circulação, prendê-los, mandar líderes para os presídios federais, para que eles também não comandem a criminalidade de dentro das cadeias”.

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio ao estado do Rio, em uma publicação nesta terça na rede social X (antigo Twitter). “Vamos compartilhar as soluções com o governo local para que o Rio possa voltar aos jornais pelas suas belezas e o que tem de melhor”, escreveu.   

“O problema da violência no Rio de Janeiro termina sendo um problema do Brasil. As fortes chuvas no Sul e as queimadas na Amazônia são problemas do Brasil. Esse governo não vai se esconder e dizer que é só problema dos estados. Eu já conversei com o Flávio Dino e hoje vou conversar com o Múcio. Vamos usar a estrutura dos ministérios da Justiça e da Defesa para ajudar a combater o crime organizado e a milícia no Rio. Nós queremos compartilhar as soluções dos problemas dos estados com o governo federal”, completou.

Edição: Denise Griesinger

 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-10/crime-organizado-e-problema-de-todo-o-brasil-diz-governador-do-rio