Dia Mundial do Diabetes: confira 7 problemas que a doença pode causar

Quase 17 milhões de brasileiros vivem com a diabetes. Doença pode causar complicações em todo o corpo; especialistas alertam os riscos

Dia Mundial do Diabetes: confira 7 problemas que a doença pode causar

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o país pode chegar a ter 21,5 milhões de diabéticos em 2030.

A doença é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas células beta.

 

 

 

Confira 4 sinais nas mãos que podem indicar se você tem diabetes

“A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser utilizada em diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Segundo a especialista, a condição, quando não controlada, pode trazer consequências negativas para a visão, rins, coração, nervos e membros inferiores. Além disso, pode provocar desidratação, dificuldade de cicatrização e complicações respiratórias, explica Marcella.

Abaixo, médicos explicam 7 complicações da doença:

Envelhece a pele

diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento da pele na ausência de um tratamento adequado, segundo a dermatologista Mônica Aribi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“O açúcar pode se ligar a proteínas como a elastina e o colágeno e desestabilizar as substâncias por um processo chamado de glicação. Como essas proteínas são as responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele, o processo desestrutura o tecido e o resultado é o envelhecimento precoce”, afirma a médica.

Predispõe queda capilar

[O diabetes] desequilibra o metabolismo e, com isso, todos os mecanismos fisiológicos do organismo. Um corpo que não funciona bem não tem uma vascularização perfeita e, por consequência, tem pouca nutrição nos tecidos, inclusive no couro cabeludo, podendo causar queda de cabelos”, explica Mônica.

Fonte https://www.metropoles.com/saude/7-problemas-causados-pelo-diabetes