Entenda a mudança de procedimento que vai proibir funcionários de usarem celular no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de SP

Nova regra entra em vigor no dia 1° de junho e ocorre após duas brasileiras serem presas na Alemanha depois que um funcionário colocou etiquetas de identificação da bagagem delas em malas carregadas com 40 quilos de cocaína.

Entenda a mudança de procedimento que vai proibir funcionários de usarem celular no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de SP

A Receita Federal anunciou uma nova norma que proíbe ou restringe os funcionários do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, de usarem celulares e equipamentos com captação de imagens em algumas áreas do terminal de cargas.

Entenda, abaixo, os principais pontos da mudança, por qual razão ela ocorre e quando ela entrará em vigor.

 

Nova regra

 

A partir do dia 1° de julho, nas áreas restritas do terminal de passageiros e no pátio dos aviões, dois locais de fluxo das bagagens, só poderão ser utilizados aparelhos autorizados pelas empresas.

Eles não podem ser usados para fins pessoais e o registro de fotos e vídeos deverá bloqueado.

 

Motivos da mudança

 

A mudança ocorre após duas brasileiras de Goiânia, que fizeram conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo, serem presas na Alemanha depois que um funcionário colocou as etiquetas de identificação da bagagem delas em duas malas carregadas com 40 quilos de cocaína.

Katyna Baia e Jeanne Paollini passaram mais de um mês na cadeia até que a justiça alemã reconheceu as provas enviadas pelo governo brasileiro de que elas eram inocentes.

O caso repercutiu internacionalmente e a Polícia Federal deflagrou uma operação contra suspeitos de integrar o grupo criminoso que teria a função de facilitar o despacho de bagagens contendo entorpecentes ao exterior.

 

Monitoramento

 

A área de segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo é monitorada por dezenas de câmeras. Mesmo em um lugar vigiado por mais de 2.500 câmeras, ainda existem pontos cegos.

Em um documento encaminhado à Receita, ao Ministério Público e à administração do aeroporto, a Polícia Federal apontou uma série de falhas no monitoramento do terminal e recomendou a instalação imediata de mais câmeras.

 

 

 

Fonte https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/05/18/entenda-a-mudanca-de-procedimento-que-vai-proibir-funcionarios-de-usarem-celular-no-terminal-de-carg