Estudante de medicina da UFMG se candidata à presidência do Congo

Louison pretende implementar um sistema de saúde como o brasileiro em seu país de origem: universal e gratuito

Estudante de medicina da UFMG se candidata à presidência do Congo

Um estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se candidatou para as eleições da Presidência da República do Congo, país onde nasceu, previstas para ocorrer no próximo dia 10 de julho. 

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram

O congolês Louison Mbombo, divulgou, nesta quarta-feira (28), nas redes sociais, a sua candidatura, não só ao cargo de presidente, mas também ao de deputado federal de Lukunga, estado do país africano.  

“Eu decidi me candidatar porque tem muita desigualdade e violência no meu país, coisas que eu, como empreendedor, não consigo resolver, e por isso decidi entrar na política”, explicou Mbombo. 

O candidato falou que tem como prioridade a segurança pública. “Desde 1997 até hoje, são mais de 6 milhões de mortos no país. Minha prioridade é acabar com a guerra no leste do Congo”, disse Louison. 

Sobre o seu tempo no Brasil, Louison disse que aprendeu bastante. “O que mais me chamou atenção no Brasil foi o sistema de saúde. Eu tenho uma luta de implementar um sistema de saúde como o brasileiro no Congo, universal e gratuito”.

O jovem, de apenas 27 anos, foi um dos 3 escolhidos para receber o Prêmio de Melhor Inovação Humanitária do The Dutch Coalition for Humanitarian Innovation (DCHI), em português, Coalizão Holandesa de Inovação Humanitária.

Ele foi indicado à premiação por conduzir um projeto que visava erradicar a Malária no Congo, por meio de ferramentas do Google e da Microsoft, que oferecem análise e apresentação de dados sobre a doença, possibilitando prever os surtos e facilitar as intervenções.

 

Fonte https://noticias.r7.com/minas-gerais/estudante-de-medicina-da-ufmg-se-candidata-a-presidencia-do-congo-30062023