Goiânia tem quatro casos suspeitos de rubéola; crianças estão isoladas

As quatro crianças estudam na mesma escola. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2021 e 2022, a capital goiana não registrou casos da doença

Goiânia tem quatro casos suspeitos de rubéola; crianças estão isoladas

Goiânia – A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) investiga quatro casos suspeitos de rubéola em crianças que estudam na mesma escola na capital goiana. De acordo com a pasta, já foi realizada a coleta de sorologia para o exame e, em breve, sairá o resultado.

 

Por meio de nota, a secretaria informou que já foi feito o bloqueio vacinal contra rubéola no local – que é a ação de vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos – e nos próprios pacientes com suspeita. As crianças foram isoladas.

A idade das crianças com suspeita de rubéola e a instituição de ensino em questão não foram divulgadas.

 

Retorno dos casos

Por meio de nota, a SMS informou ao Metrópoles, que Goiânia não registrou nenhum caso confirmado de rubéola em 2021 e 2022.

 

A doença pode ter como sintomas febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. Em grávidas, a doença pode causar graves deficiências congênitas, como a surdez.

Ainda de acordo com a SMS, a cobertura vacinal contra rubéola, que é feita com a Vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), foi de 83,3% em 2021. Em 2022, os dados ainda não foram fechados, mas, até o momento, soma 65,7%.

fonte https://www.metropoles.com/brasil/goiania-tem-quatro-casos-suspeitos-de-rubeola-criancas-estao-isoladas