Indicado para o BC, Galípolo é exonerado da Secretaria-Executiva da Fazenda

Economista era o braço direito de Haddad no ministério; no lugar dele, entra Dario Carnevalli Durigan, ex-diretor do WhatsApp

Indicado para o BC, Galípolo é exonerado da Secretaria-Executiva da Fazenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o economista Gabriel Galípolo da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda. Ele foi indicado para o cargo de diretor de política monetária do Banco Central (BC). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20).

No lugar de Galípolo, entra o advogado e ex-diretor de políticas públicas do WhatsApp Dario Carnevalli Durigan

 

Braço direito de Haddad, Galípolo deve passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Depois da CAE, ele ainda será submetido à votação no plenário da Casa.

O nome do economista já circulava para ocupar uma das vagas da direção do Banco Central, mas foi oficialmente indicado para o posto em maio. A nova função deve servir como um termômetro para avaliar a reação do mercado e do governo.

 

 

 

Isso porque Haddad estuda um substituto para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já que o mandato dura apenas até o fim de 2024.

Ao confirmar o nome, Haddad afastou a existência de um embate entre Galípolo e Campos Neto e revelou que foi o próprio presidente do BC o primeiro a mencionar a possibilidade de o então secretário-executivo ocupar uma vaga na instituição monetária.

Conheça o novo 'número 2' da Fazenda

Dario Durigan assume o segundo cargo mais importante do Ministério da Fazenda no momento em que o governo articula com o Congresso temas sensíveis para o Executivo, como o novo marco fiscal — proposta que vai substituir o atual teto de gastos — e a reforma tributária.

Apesar de estar fora da administração pública no momento, Durigan é conhecido de Haddad. Eles trabalharam juntos na Prefeitura de São Paulo, quando o advogado foi assessor especial do então prefeito da capital paulista, entre outubro de 2015 e dezembro de 2016.

Antes disso, ele foi coordenador de projetos do Departamento de Gestão Estratégica na Advocacia-Geral da União (AGU), entre março de 2010 e agosto de 2011, além de ter atuado como assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, entre setembro de 2011 e outubro de 2015.

Durigan dedicou-se à advocacia na Consultoria Jurídica da União em São Paulo, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2020, e de lá ingressou na diretoria de políticas públicas do gigante da comunicação WhatsApp, empresa na qual está desde janeiro de 2020.

Fonte https://noticias.r7.com/brasilia/indicado-para-o-bc-galipolo-e-exonerado-da-secretaria-executiva-da-fazenda-20062023